Geral

Confecção de carteira de identidade tem novo local de atendimento em Orleans

A população de Orleans conta a partir desta terça-feira (16) com um local amplo e de boa localização para a emissão de carteira de identidade. O novo espaço está localizado na Galeria Zomer e Berger, sala 9, no Centro da cidade. Conforme o gerente de departamento, José Antonio Zomer, o Pony, a mudança promete trazer mais conforto na hora da procura pelo serviço. “É um excelente espaço. Já estamos funcionando normalmente aqui na galeria, disponibilizando três dias da semana para o atendimento ao público”, declara Pony.

Os serviços de emissão acontecem as segundas, terças e quartas-feiras, das 8h às 11h30min e das 14h às 17h30min. Em média, até 15 pessoas podem ser atendidas devido ao tempo de cadastro de cada cidadão. “É preciso conferir toda a documentação necessária para que nada de irregular aconteça, já que o registro geral é um documento de grande valia para cada um”, aponta o gerente, mencionando que para maior agilidade nos trabalhos, o cidadão deve ter em mãos todos os documentos necessários para a emissão do registro. “Cerca de 60% das pessoas esquecem algum documento e isso prejudica no momento do atendimento”, completa.

Após a realização do cadastro, o gerente se desloca todas as quintas-feiras à Criciúma para a digitalização das carteiras. Entre o atendimento, pagamento da taxa e digitalização, 25 dias são necessários até a finalização do documento. Para a emissão da primeira via da carteira de identidade a pessoa é isenta do pagamento. Já para a segunda via do documento o valor cobrado é de R$ 27,41. “Também temos o atestado de pobreza. Este documento pode ser adquirido no CRAS do município após uma triagem para confirmar as condições financeiras de cada cidadão”, declarou Zomer.

Mensalmente são confeccionadas em Orleans, aproximadamente 200 carteiras de identidade.

Confira os documentos necessários para a emissão do RG:

– Carteira de Identidade (Boletim de ocorrência em caso de perda ou furto).  Certidão de Nascimento (solteiro) ou Certidão de Casamento (original ou atual em até cinco anos de emissão).

– Comprovante de residência original

– Uma foto 3×4, de fundo branco e sem adornos.

– Cartão do CPF

– A guia do pagamento da taxa será entregue durante o atendimento no balcão. O pagamento poderá ser efetuado em banco, lotérica ou máquina de auto-atendimento.

– Menores de dezesseis anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsável legal.

[soliloquy id=”87155″]