Educação

Congresso Internacional de Educação Unibave contribui com um olhar latino-americano sobre a educação

Foto: Barcelos Fernandes

Foto: Barcelos Fernandes

Nos dias 7 a 9 de novembro, o Unibave promoveu o VI Congresso Internacional de Educação, com uma ampla discussão acerca do papel da educação diante das demandas da realidade atual e das perspectivas futuras. Tendo como tema "desenvolvimento e sustentabilidade: a América Latina e suas propostas", o congresso contou com dois eventos complementares: a II Jornada de Criatividade e Inovação e o IV Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão – SENPEX, estimulando que diferentes áreas do conhecimento pudessem discutir e propor alternativas para a sustentabilidade planetária.

Os eventos ofereceram aos participantes uma diversidade de atividades, entre as quais, palestras, painéis, oficinas, apresentações de trabalhos científicos e culturais, mesa redonda e mesas de trabalho. Foram aproximadamente 140 experiências apresentadas, possibilitando aos congressistas o aprofundamento de teorias que têm relação com o tema, a exemplo do pensamento complexo, bem como práticas educativas transdisciplinares, que são compatíveis com as necessidades e potencialidades do século XXI.

Segundo o Reitor Elcio Willemann, “o Congresso Internacional de Educação Unibave é uma iniciativa que foi criada em 2006. As edições subsequentes transformaram o evento em um local de interação entre países, estados, cidades, organizações e profissionais da educação e de outras áreas. Especialmente nesta sexta edição, o Congresso e os eventos nele incorporados, discutem um tema de relevância para todos, independente se atuam ou não na educação, especialmente por tratar da forma que os recursos naturais estão sendo explorados e o destino dado aos resíduos produzidos diariamente. Edgar Morin, em sua obra os sete saberes necessários à educação do futuro, já alertava sobre a necessidade urgente de se ensinar a identidade terrena. Ele diz que a condição planetária, sobretudo na era da globalização, iniciou no século XVI com a colonização da América e a interligação de toda a humanidade. Esse fenômeno que estamos vivendo hoje, em que tudo está conectado, é um aspecto que o ensino ainda não tocou, assim como o planeta e seus problemas, a aceleração histórica, a quantidade de informação que não conseguimos processar e organizar.”

Ao fazer um balanço, a coordenadora, Dra. Marlene Zwierewicz, destacou a relevância do Congresso Internacional e dos eventos complementares, que reuniram em Orleans em torno de 30 universidades e outras organizações para discutir e propor soluções para um problema que é de todos. Ela afirmou que entre os propósitos do congresso é que ele se transformasse em um embrião para cidades sustentáveis, já que oportunizou aos participantes transitar por teorias e práticas inovadoras e que podem servir de referência para ações desenvolvidas a partir dos eventos. Também destacou a abrangência que o congresso vem atingindo, comprovada pela presença de participantes de Estados como Rio de Janeiro, Goiás, Tocantins e Roraima, lembrando que os congressistas deste último tiveram que viajar dois dias para chegar a Orleans e mais dois dias para retornar as suas cidades.

Os resultados do congresso foram sistematizados no documento intitulado ‘Carta de Orleans: por uma educação comprometida com a vida’. Para os palestrantes internacionais presentes no evento, este documento sistematiza uma proposta de educação que pode servir de referência para outros contextos, sejam eles nacionais e internacionais. Dessa forma, o congresso cumpriu sua missão de ter um documento de referência que será apresentado na conclusão do ‘Círculo de reflexão itinerante do pensamento complexo’, previsto para a Colômbia, em 2014, atendendo acordo assinado por Edgar Morin no ano de 2012, em Lima – Peru, para que o VI Congresso Internacional de Educação Unibave contribua com um olhar latino-americano sobre o futuro da educação e do planeta.

Colaboração: Barcelos Fernandes