Cultura

Conhecimento ao alcance de todos

Tornar a leitura e consequentemente o conhecimento mais acessível a todos. É esse o objetivo do projeto “Frutos do conhecimento”. Idealizado pelo coordenador de promoção social do Sest Senat de Criciúma, Jomar Patrick Arruda, o intuito é fazer alusão à velha “lei da semeadura”, plantar para colher.

O projeto funciona da seguinte forma: interessados em contribuir podem deixar os livros nos pontos de coleta (ASTC, Transpocred, Cetran e Sest Senat). Ao longo do ano, as obras são guardadas, para na semana do meio ambiente, serem colocas para doação. “A ideia é tirar o conhecimento da prateleira e poder levar até as mãos de quem quer aprender”, acrescenta Arruda.

E iniciativa tem caído no gosto popular. “A ideia é muito legal. Eu tenho uma filha adolescente, e peguei um livro que eu acredito que por meio da leitura, eu vou poder ajudá-la a lidar nessa fase de transição da infância para a idade adulta”, comenta o administrador Paulo Crescêncio.

Apoio de voluntários é necessário

Este é o terceiro ano do projeto. Em 2013, quando a ideia foi posta em prática, foram 750 obras arrecadas; no ano passado, 2.700 e desta vez, 5 mil livros estiveram à disposição para serem “colhidos” na Praça Nereu Ramos, no Centro de Criciúma.

“Nossa intenção é daqui alguns anos expandir para outras cidades da região. Mas precisamos de voluntários para ajudarem no dia das entregas. Para empacotar e pendurar os livros. Essa é uma ação com iniciativa do Sest Senat, mas é para todos que querem aprender mais”, pontua.

Com informações do Clicatribuna/

[soliloquy id=”129215″]