Geral

Conselho da Cidade segue discutindo ampliação do perímetro urbano

Foto: Antonio da Luz/Sul in Foco

Foto: Antonio da Luz/Sul in Foco

Mais uma reunião ordinária do Conselho da Cidade de Lauro Müller para discutir a ampliação do perímetro urbano do município aconteceu na noite desta terça-feira (16). O encontro ocorreu às 19 horas e reuniu 35 conselheiros no Paço Municipal Dr. Francisco Xavier do Rego.

Ampliação dos perímetros urbanos dos bairros Cairu, Sumaré e Itanema, distritos de Guatá e Barro Branco, além da criação de faixas urbanas às margens das rodovias SC-390, entre o bairro Arizona e a localidade de Quilômetro Cento e Sete, e entre Lauro Müller e Guatá, bem como, às margens da SC-446, entre Barro Branco e a localidade de Palermo e na rodovia que liga Mina Nova a Itanema, são as propostas que vem sendo debatidas desde o ano passado pelo Conselho.

O estudo está sendo feito pelo departamento de engenharia da prefeitura, que atualmente elabora o rezoneamento das áreas. “O processo é bastante complexo e demanda tempo, pois o estudo é bem detalhado para não ocorrerem erros de dados”, explicou o engenheiro Carlos Francisco de Oliveira Souza.

A dificuldade em conseguir quorum suficiente para validar as reuniões, também voltou à pauta do Conselho. “A formula atual constante do nosso regimento está inviabilizando as reuniões e dificultando o nosso trabalho. É preciso alterar isso urgentemente”, comentou o presidente do Conselho, Adilson Canever.

Um Comitê Técnico para estudar as devidas mudanças no regimento e no artigo do Plano Diretor que estabelece o número de conselheiros foi formado. A ideia inicial é excluir as entidades, cujos representantes não estão participando das reuniões e assim diminuir o número de conselheiros que hoje é 64.

Uma reunião para analisar as propostas do comitê ficou agendada para o dia 21 de julho, às 19 horas, no Paço Municipal.