Geral

Conselho Municipal de Saúde empossa novos conselheiros

Foto: Carlos Taranto Filho

Foto: Carlos Taranto Filho

O Conselho Municipal de Saúde de Criciúma tem caráter permanente deliberativo e fiscalizador. O papel do conselho é atuar na formulação das estratégias e no controle da execução da política municipal de saúde e nos aspectos econômicos e financeiros, de acordo com as diretrizes e normas do Sistema Único de Saúde – SUS.

O conselheiro, eleito a cada dois anos, faz um diagnóstico nos avanços e no que pode ser aprimorado. “O trabalho desenvolvido pelo conselho é o de melhorar o atendimento ao cidadão criciumense. Através da fiscalização nós tomamos conhecimento das deficiências do SUS e podemos atuar na busca pela correção destas necessidades”, explica Júlio Zavadil, presidente eleito do conselho.

O conselheiro empossado é formado por usuários do SUS, trabalhadores da área da saúde, prestadores de serviço de saúde e gestores.

O poder público exerce uma participação importante nesse processo. “A aproximação entre conselho e secretaria de saúde é fundamental para que juntos possamos chegar mais rápido na solução das deficiências da saúde pública, bem como saber onde estamos acertando”, explica Paulo Conti, secretário de saúde.

O presidente eleito é Júlio Zavadil, o vice-presidente, Leandro Machado, Secretária Francine Gavasso e Tesoureira Zenair Cauduro. O trabalho desenvolvido pelo conselho é voluntário.

VIII Conferência Municipal de Saúde de Criciúma

O conselho eleito fará parte da Conferência Municipal de Saúde de Criciúma. O evento acontece nos dias 8 e 9 e julho com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: direito do povo brasileiro”.

A população criciumense está convidada a participar desse diálogo para que ajudem a construir um panorama atual da saúde. “Através da opinião pública, é que vamos saber onde estamos acertando e onde precisamos melhorar, traçando metas municipais e fazendo um planejamento estratégico com os dados adquiridos para a composição do Plano Municipal de Saúde”, fala Andreia. 

Esse evento é realizado a cada quatro anos e leva as ideias discutidas em município para as etapas estadual e nacional, através de delegados eleitos para a 15ª Conferência Nacional de Saúde. Na cidade de Criciúma são eleitos 20 delegados sendo 50% pertencente ao segmento de usuários do Sistema Único de Saúde e 50% pertencente aos profissionais de saúde, prestadores de serviço da área da saúde e governo do município. 

As inscrições podem ser realizadas nas Unidades Básicas de Saúde do município, na Secretaria Executiva do Conselho Municipal da Saúde ou no dia e local da conferência.

Colaboração: Susane Meireles