Geral

Considerado infestado pelo aedes aegypti, Imbituba passa por varredura

O Levantamento do Índice Rápido (LIRA) que analisa o estágio da infestação em um município é uma orientação do Ministério da Saúde

Divulgação

Até esta sexta-feira (20), as equipes de combate a endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) farão uma pesquisa em todos os bairros da cidade de Imbituba para verificar o nível de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. É o chamado levantamento de índice rápido. Esse trabalho é realizado, apenas, em municípios considerados infestados.

Em Imbituba, todos os 38 focos identificados em maio seguem em monitoramento, afinal, esse tipo de protocolo é mantido como forma de tratamento. “Trata-se de uma varredura em todos os bairros de Imbituba. A nossa equipe inteira está em ação”, disse o Coordenador do Programa de Combate ao Aedes aegypti, Eduardo Carvalho.

O Levantamento do Índice Rápido (LIRA) que analisa o estágio da infestação em um município é uma orientação do Ministério da Saúde. O mapeamento determina a distribuição de focos por tipo de criadouro nas diferentes regiões da cidade. Além disso, garante à prefeitura a possiblidade de preparar as estratégias para o combate.“Essa é uma atividade que deve ser realizada em todos os municípios infestados por Aedes aegypti no território nacional. E, esse levantamento de índice rápido ocorre duas vezes ao ano, em abril e novembro. O município de Imbituba não fez esta atividade em abril por que, na época, não era considerado infestado. Então, será a primeira vez. Esse é um trabalho feito com bastante qualidade, por isso, envolve muitos agentes para o atendimento em diversos locais e imóveis. Com o levantamento em mãos, conseguimos fazer uma fotografia da real situação do município e, a partir do resultado, nós conseguimos desenvolver novas estratégias para combater o vetor”, disse Sabrina Fernandes Cardoso, bióloga da Secretaria de Estado da Saúde.

Com informações do HCNoticias

Notícias Relacionadas

Homem é morto a pauladas por mulher após invadir casa em Balneário Piçarras

As agressões foram feitas com um pedaço de madeira

Mulher é morta a facadas por marido em Joinville

Suspeito fugiu do local após cometer o crime

Criciúma: Homem foi preso em flagrante com pistola Calibre 7,65 mm

a Guarnição GR9 estava em rondas pelo bairro, ouviram um disparo de arma de fogo

Caixa credita auxílio emergencial para nascidos em fevereiro

Mais de 3,1 milhões de pessoas receberão R$ 1,1 bilhão