Geral

Consórcio contrata trabalhadores para construção da ponte de Laguna

Para dar continuidade à construção da ponte sobre o Canal de Laranjeiras, em Laguna, o consórcio Camargo Corrêa-Aterpa/M.Martins-Construbase está contratando trabalhadores da região ou outros Estados. A quantidade efetiva de profissionais atualmente na obra passa dos mil contratados. Mas, quando alcançar a capacidade máxima de atividades, cerca de 1,6 mil trabalhadores estarão envolvidos na construção da estrutura.

A ocupação dos dormitórios no canteiro central passou da metade das acomodações. Das 648 vagas previstas (162 quartos), 330 trabalhadores moram nos dormitórios, 51% das vagas estão disponibilizadas. Os ocupantes são profissionais vindos de outros Estados. O consórcio disponibiliza transporte para quem mora em Laguna e cidades próximas, reservando os leitos no canteiro para quem vem de fora.
No canteiro, são oferecidos aos trabalhadores café da manhã, almoço e jantar, bem como toda a estrutura necessária. Os quartos têm capacidade para quatro pessoas, com banheiro em cada acomodação e sistema de climatização. Na área de vivência será construída quadra para esportes e exercícios físicos e já há internet Wi-Fi.

A obra

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), através do consórcio Ponte de Laguna, concentra trabalhos na construção do terceiro conjunto de pilares no leito da Lagoa Santo Antônio, em Laguna. Segundo Jornal Diário do Sul, os pilares são as bases para elevação da ponte para travessia de Cabeçudas e Canal Laranjeiras, obra integrante na duplicação da BR-101. Outras duas frentes de trabalho estão ativas na construção dos dois mastros estaiados, longe da margem norte da lagoa, onde 12 conjuntos de pilares (24 unidades) estão prontos, sendo dez em terra firme e dois no leito. Ao todo, nos pilares estaiados, serão construídas 32 estacas, 16 em cada base, para dar sustentação aos mastros, sendo que quatro estão finalizados e oito camisas metálicas estão fixadas ao leito.