Saúde

Consultório na Rua completa nova frota de 23 veículos da Saúde de Criciúma

A Prefeitura de Criciúma oficializou, na tarde desta quinta-feira (16), no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, a entrega de 13 veículos para a Secretaria Municipal de Saúde. Somados a outros 10 carros já entregues à pasta, a frota conta, agora, com 23 novos automóveis.

Entre esses veículos está uma unidade diferenciada, a do programa “Consultório na Rua”. Esse carro servirá para o atendimento à população em situação de rua. A equipe, constituída por nove profissionais, trabalha em pontos estratégicos já detectados, realizando serviços básicos de saúde, como curativos, e auxiliando esses pacientes no encaminhamento às unidades básicas de saúde.

“Proporcionar uma saúde de qualidade é garantir dignidade à população. É essa a missão que a Prefeitura de Criciúma cumpre ao entregar esses 23 novos veículos à Saúde do município. Beneficiaremos todos os usuários do Sistema Único de Saúde e também, com a unidade do “Consultório na Rua”, teremos uma aproximação e poderemos dar um suporte ainda mais adequado àqueles que estão sem situação de rua”, afirma o prefeito Márcio Búrigo. 

Os profissionais de saúde atuam em bairros de alta vulnerabilidade social e o veículo adquirido para o “Consultório na Rua” também vai ofertar mais segurança, já que por vezes fazem essas rondas durante o período noturno. “Na maioria dos casos essas pessoas estão sem documentação, o que dificulta o acesso ao atendimento nas unidades. Através desse acompanhamento nós não só fazemos a abordagem de novos usuários, mas acompanhamos os que já estão cadastrados”, explica Grasiela Gregório, coordenadora do Consultório na Rua. 

Os novos carros chegam para atender os requisitos de conforto e climatização, uma vez que a população que utiliza os veículos já está com a saúde comprometida. “Os usuários do transporte de saúde pública são crianças com febre, idosos cardíacos, que muitas vezes precisam ser transportados para realizar um tratamento em outras cidades. Esses carros são para garantir o mínimo de conforto e climatização durante esse transporte”, fala Paulo Conti, secretário municipal de Saúde.

Além do carro para o programa Consultório na Rua, veículos serão disponibilizados para o Centro de Atenção Psicossocial – Caps, para a Central de Ambulância e Vigilância em Saúde.

Colaboração: Susane Meireles / Diretoria Executiva de Comunicação de Criciúma

 

[soliloquy id=”136140″]