Geral

Consumo de tainha cresce na região

A temporada de pesca já é considerada a melhor dos últimos anos. A expectativa é que a oferta aumente ainda mais no próximo mês

A época é de fartura quando se fala em peixes, em especial a tainha. A safra da espécie já é considerada a melhor dos últimos anos na região. Mas o pescado faz sucesso mesmo é na mesa do consumidor!

Em Tubarão, o Mercado Público nunca esteve tão movimentado. E as vendas já começaram a ficar aquecidas no mês passado, quando a safra iniciou. A tendência, avalia o comerciante José Lopes, é que aumentem ainda mais.

“O que mais atrai o consumidor é o fato do peixe ser fresco. Além disso, o preço é bem mais acessível nessa época do ano”, enumera seu José.

E o valor é amigo mesmo. A tainha sem ova é vendida a R$ 9,00 o quilo. Com ova sai por R$ 12,00. Segundo seu José, enquanto a oferta de pescado continuar boa, o preço camarada também se mantém.

A tainha comercializada em Tubarão, e na maioria das outras cidades da região, vem direto do marzão de Laguna e Jaguaruna. Sai da rede do pescador artesanal direto para a peixaria.

Segundo o presidente do Sindicato da Pesca (Sindipesca) de Laguna, Gilberto Fernandes, este ano a região do Farol de Santa Marta é onde os lances de redes têm sido mais proveitosos.

“Hoje (ontem), dois barcos capturaram cerca de 70 toneladas da espécie. A safra é muito positiva em toda a região”, valoriza o presidente.

Segundo Jornal Notiusl, a expectativa é que com a chegada do inverno, amanhã, a oferta do peixe aumente mais ainda. “Acredito que o próximo mês será de recordes na região”, confere Gilberto, empolgado.

Como escolher o melhor peixe

• Observar o odor do pescado. Segundo os comerciantes do Mercado Público de Tubarão, o peixe fresco cheira a maresia.
• O corpo da tainha deve estar firme e brilhante. O teste para verificar é pressionar o peixe com as mãos, se não ficarem marcas é porque está fresco.
• Os olhos devem estar brilhantes.
• O ideal é comprar o peixe por inteiro ao invés de já cortado.