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Contrato que autoriza construção das pistas complementares na BR-101 está assinado

Com mais esta etapa vencida, resta apenas a expedição da ordem de serviço para o início da obra. Isto pode ocorrer ainda neste mês

A previsão do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit) é de que as obras de complementação do acesso à Ponte Anita Garibaldi, sobre o Canal de Laranjeiras, na BR-101, em Laguna, iniciem ainda neste semestre.

O contrato com o consórcio Setep/Setorsul, vencedor da licitação para a duplicação deste trecho, está assinado. Esta era a etapa mais demorada. Agora é questão de dias para a expedição da ordem de serviço. Isto pode ser feito ainda neste mês.

Com o documento em mãos, o grupo já pode começar a alocar o necessário para começar o trabalho. O consórcio apresentou a proposta de R$ 50.299.999,29. O projeto das pistas complementares prevê uma série de melhorias em relação aos acessos a Laguna e Pescaria Brava.

O consórcio construirá viadutos de acesso, ruas laterais e travessias urbanas. As obras serão realizadas entre a região de Cabeçuda até a comunidade de Bentos, em uma extensão de pouco mais de cinco quilômetros.

Os viadutos estão projetados para o acesso principal a Laguna e para o trecho de acesso da comunidade de Barbacena. O prazo de vigência do contrato é 720 dias consecutivos, contados a partir da entrega da ordem de serviço.

Conheça a obra

Travessia urbana de Laguna
Localização: do quilômetro 308 ao quilômetro 313,1, entre as comunidades de Cabeçuda e Bentos.
Extensão: 5,1 quilômetros.

Viaduto de acesso norte a Laguna
Localização: Quilômetro 308,5.
Comprimento: 22,80 metros.
Largura: 12,60 metros.

Viaduto de acesso sul a Laguna
Localização: quilômetro 311,8, nas proximidades do acesso de Barbacena.
Comprimento: 71,25 metros.
Largura: 12,60 metros.

Com isso, resta apenas falta o túnel no Morro dos Cavalos

Com a perfuração do túnel no Morro do Formigão, em Tubarão, em andamento, a construção de Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, e a finalização dos lotes 25 (Laguna a Capivari de Baixo) e 29 (Sombrio a Araranguá), para totalidade da duplicação da BR-101 sul resta ‘apenas’ a abertura do túnel duplo e pistas suspensas no Morro dos Cavalos, em Palhoça.

Segundo Jornal Notisul, pelo cronograma do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit), a licitação deve ser lançada em setembro deste ano. A data prévia foi anunciada em abril, no relatório de obras previstas até o fim deste ano e 2014. O projeto técnico e de engenharia, o estudo e o relatório (EIA/Rima) de impacto ambiental estão prontos e aprovados.

Contudo, este prazo somente será possível se houver entendimento em relação ao Plano Básico Ambiental (PBA), onde são descritos todas as condicionantes específicas em relação ao componente indígena. A discussão entre Dnit, Funai e Ibama prossegue.

O projeto prevê a perfuração de dois túneis de 2.220 metros cada, que atravessarão o maciço do Morro dos Cavalos. No lado sul, a obra iniciará logo após as pontes sobre o Rio Maciambu. No lado norte, o túnel termina em cima de pistas elevadas (viadutos de 400 metros cada), o que evita o aterro da área.