Economia

Cooperativas de Santa Catarina têm reajustes aprovados

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou na terça-feira (22), durante reunião pública da diretoria, os reajustes tarifários das cooperativas que atendem cidades do interior de Santa Catarina. As novas tarifas passam a vigorar a partir do próximo dia 28 de setembro.

Ao calcular os índices de reajuste, a Agência considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência. A fórmula de cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição e outros como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.

A aplicação do reajuste anual e da revisão tarifária está prevista nos contratos de permissão assinados entre as cooperativas e o Governo Federal, por meio da ANEEL. Os índices homologados pela Agência são os limites a serem praticados pelas cooperativas.

O menor índice será aplicado pela Coopera de Forquilhinha. Já o maior ficou para a Cersul de Turvo. Confira os índices que serão aplicados às contas de luz dos consumidores clicando aqui.