Educação

Cresce a procura de empresas por jovens aprendizes

Programa de capacitação profissional da Extensão Satc está com inscrições abertas

Divulgação

A procura de empresas por alunos do programa “Jovem Aprendiz” cresceu nos últimos anos. Com o aumento das oportunidades de ingresso no mercado de trabalho, o programa de capacitação da Extensão Satc abriu as inscrições para novas turmas. Jovens, com idades entre 14 e 24 anos, podem se matricular nos cursos de Alimentador de Linha de Produção e Assistente Administrativo.

O programa de Jovem Aprendiz tem o intuito de capacitar os alunos que buscam por oportunidades de iniciar uma carreira. Por outro lado, conforme o coordenador do setor de Extensão Satc, Roberto Bortolotto, as empresas têm observado que ofertar vagas em cursos de aprendizagem facilita o recrutamento de colaboradores qualificados para desenvolvimento das atividades laborais.

“O programa Jovem Aprendiz desenvolve nos alunos as competências e habilidades necessárias para o desenvolvimento das atividades profissionais. Assim, proporciona oportunidade de ingresso no mercado de trabalho e quebra a barreira da falta de experiência para o primeiro emprego”, ressalta.

Ao ingressarem no programa, os jovens em pouco tempo já têm o contato com as empresas parceiras da Satc. Segundo o colaborador responsável por fazer essa aproximação, Mateus Fernandes, é uma oportunidade para que os empresários contribuam na formação dos futuros profissionais, difundindo os valores e cultura que pregam as empresas.

“O jovem terá praticamente todos os direitos de um colaborador CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), salário proporcional a sua jornada de trabalho e compatível com o piso da categoria, vale transporte, vale refeição, insalubridade (para maiores de 18 anos) e férias”, pontua Fernandes. Conforme ele, ainda existe a possibilidade de, ao fim do contrato, o jovem ser efetivado nesta empresa e assim se tornar um colaborador CLT.

Os cursos têm a duração de 16 meses. As aulas são programadas a fim de preparar os alunos para enfrentar um mercado que está cada vez mais exigente com relação aos conhecimentos técnicos e comportamentais.

O programa

O Jovem Aprendiz é um projeto do Governo Federal em parceria com empresas que desenvolvam programas de aprendizagem visando a capacitação profissional de adolescentes e jovens em todo o país. Segundo a Lei de Aprendizagem (Lei 10.097 de 2000), empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idades entre 14 e 24 anos. A porcentagem de aprendizes por empresa varia de 5% a 15% dos funcionários.

O contrato de trabalho pode durar até dois anos e, durante esse período, o jovem é capacitado na Satc e na empresa, combinando formação teórica e prática. Os interessados podem realizar um cadastro no site aprendiz.satc.edu.br. Os telefones para mais informações são (48) 3431-7509 e 3431-7549, ambos possuem WhatsApp.

Notícias Relacionadas

Acidente com oito veículos interdita trecho da BR-282 em SC

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), cinco pessoas tiveram ferimentos leves

Hospital São José recebe novo acelerador linear

Novo equipamento irá substituir aparelho que veio para instituição em 1999

Governo encaminha ao Legislativo projeto de lei sobre Política Estadual de Transição Energética Justa

Para o governador Carlos Moisés, que acompanhou de perto o andamento dos trabalhos, o projeto foi bem elaborado e atende as necessidades do Estado

Covid-19 em SC: Internações hospitalares caem 34% em quatro semanas

O número atual é o menor desde o mês de janeiro