Esporte

Criciúma brilha no Ironman Brasil

Em uma prova dura e muito qualificada, o triatleta sagrou-se campeão do Ironman Brasil

O argentino Ezequiel Morales, de 38 anos, escreveu uma nova página na história do esporte de Criciúma. Em uma prova dura e muito qualificada, o triatleta sagrou-se campeão do Ironman Brasil, em Florianópolis, neste domingo (27). O título inédito para a equipe da Fundação Municipal de Esportes (FME)/3T Triatlon/Fátima Esportes enalteceu e credenciou ainda mais o time local para bons resultados ao longo do ano, principalmente nos Jogos Abertos de Santa Catarina, no fim do ano.

O triunfo construiu-se com muito esforço e dedicação. Ezequiel cruzou os 3,8 mil metros de natação, 180 quilômetros de ciclismo e 42 quilômetros de corrida, o equivalente à maratona, em 8 horas 22 minutos e 40 segundos. Fecharam o pódio os brasileiros Santiago Acengo, Igor Amorelli, Guilherme Valenza Monocchio e o argentino Lucas Cocha. O resultado proporcionou ao argentino que representa Criciúma uma vaga no Ironman Mundial, a prova mais tradicional do esporte, no Havaí.

Para Morales, o nível da prova estava bastante igual, com vários atletas em condições de brigar pelo primeiro lugar. “O sol e a temperatura agradável para competir deixaram a prova ainda mais bonita, acredito que isso tenha me ajudado. No percurso do ciclismo, consegui acompanhar os primeiros colocados até os 120 quilômetros, o que dificilmente acontece. Quando fui para a corrida, estava em quarto e mirava o segundo lugar. Os dois que estavam à minha frente estavam a três minutos, isso me motivou a brigar ainda mais”, conta.

O campeão do Ironman Brasil tinha como planejamento o segundo lugar, mas  o decorrer da parte da corrida mostrou outra realidade para o atleta da equipe de Criciúma. “O Santiago (Acenço) corre muito bem e eu achei que não ia dar. Numa prova longa como o Ironman a segunda metade da maratona é determinante para ver quem está completo e vai brigar pelos primeiros lugares. À medida que eu consegui descontar, isso foi me dando motivação para buscar mais”, relata Morales.

Raça e determinação compõem características marcantes no estilo do experiente triatleta Ezequiel Morales, de acordo com o coordenador da equipe de triatlo da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma, Jorge Fernandez. “Ele é um atleta de muita garra e por isso conseguiu na corrida se superar passando de quarto para primeiro. O título dele tem muita importância porque a foto com a logomarca da FME vai para o mundo inteiro, principalmente no nosso ramo esportivo”, enaltece.

Pelo terceiro ano consecutivo, Morales vai defender a equipe de Criciúma também nos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC). Um acidente na última edição tirou o argentino da briga pelos primeiros lugares e Fernandez projeta mais um bom resultado. “Outro ponto interessante é a versatilidade dele, que consegue ir bem nas provas de resistência como o Ironman e também nas curtas, como o JASC”, ressalta.