Geral

Criciúma implanta Distritos Sanitários em agosto

Visando melhorar os atendimentos na área de saúde nas comunidades, o Governo do Município de Criciúma, através da secretaria de saúde irá implantar os Distritos Sanitários (DS), a partir do dia 1º de agosto. Esta reorganização dividirá os bairros em cinco núcleos, sendo eles: Centro, Santa Luzia, Boa Vista, Próspera e Rio Maina.

Com este projeto, a secretaria visa aumentar a resolutividade das necessidades da população. O Distrito Sanitário deve ser organizado de modo a responder não somente à Atenção Básica, como outros níveis de atenção pertinentes à sua composição populacional.

Cada região será gerenciada por um profissional da secretaria, apoiado pelos gerentes locais, tendo conhecimento das necessidades integrais da população que integra o Distrito. “Nós vamos ter a oportunidade de estar mais próximos das comunidades, além de uma resposta mais eficaz para os problemas que venham a surgir”, comenta a responsável pela DS do Centro, Camila Dagostin Lemos.

Com esse tipo de organização da demanda, através da vinculação população com a unidade, é possível dimensionar de forma adequada atender a realidade de cada bairro.

Para a secretária Geovania de Sá, a ideia é substituir uma forma de atendimento que não apresenta a resolutividade desejada. “Esta prática já vem sendo aplicada em diversas cidades do Brasil, que apresentam bons resultados. E é importante aplicarmos ideias que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas”, destaca.

Colaboração: Lucas Sabino/Decom PMC