Saúde

Criciúma recebe as primeiras vacinas do H1N1 da rede pública de saúde

Campanha de imunização contra o vírus H1N1 inicia na próxima segunda-feira (25).

Foto: Decom Criciúma

Foto: Decom Criciúma

Já está disponível no Setor de Imunização do município de Criciúma o primeiro lote com doses da vacina da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que inicia na próxima segunda-feira (25).

Na sexta-feira (22) a Prefeitura, via Secretaria Municipal de Saúde, realiza a entrega nas unidades de saúde para que os profissionais, que já estão capacitados, armazenem as vacinas para a campanha.

Segundo a coordenadora do Setor de Imunização, Kelli Barp Zanette, a vacina que será aplicada no grupo considerado prioritário é trivalente. “Essa vacina protegerá a população contra três tipos de vírus. Depois de tomar a vacina, a pessoa só estará protegida contra a gripe após um período de 3 a 4 semanas, tempo necessário para a produção de anticorpos contra a doença. O maior objetivo da vacinação é atingir a maior cobertura vacinal, sendo o total de 80% da população considerada do grupo de risco”, declara Kelli.

A vacina estará disponível nas unidades de saúde para crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos acima de 60 anos, grávidas, mulheres em período puerperal (até 45 dias após o parto), profissionais da saúde, privados de liberdade, profissionais de presídios, penitenciárias e Casep, indígenas, portadores de doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

O Sistema Único de Saúde (SUS) foi quem definiu o público a ser imunizado, baseado em estudos epidemiológicos que demonstram maior vulnerabilidade. Conforme o setor de Imunização, aproximadamente 57 mil pessoas fazem parte dos grupos prioritários na cidade.

Colaboração: Milena dos Santos – Decom Prefeitura de Criciúma