Geral

Curso de qualificação profissional tem aula inaugural em Urussanga

Aulas de Introdução ao Desenvolvimento de Embalagens Plásticas foi iniciada na noite de quinta-feira.

Aula inaugural Ifsc (24)

Fotos: Divulgação / Comunicação Ifsc

Em tempos de crise, ter a chance de fazer um curso de qualificação profissional gratuito é uma oportunidade que não se deve desperdiçar. E é exatamente isso que cerca de 35 alunos estão fazendo em Urussanga desde ontem. Nesta quinta-feira (3), foi dada a largada no curso de Introdução ao Desenvolvimento de Embalagens Plásticas. A capacitação é ofertada pelo Câmpus Criciúma do IFSC, em parceria com a Prefeitura de Urussanga.

Na abertura da aula inaugural, estiveram presentes o diretor geral do Câmpus Criciúma, professor Lucas Dominguini, e o prefeito municipal, Gustavo Cancellier, o vice-prefeito Décio Silva, além dos representantes da diretoria de Educação que destacaram a importância de abrir novas frentes de conhecimento no município.

“Quanto mais conhecimento, mais desenvolvimento social. E o conhecimento é uma das únicas coisas que ninguém pode tirar de uma pessoa. Então que essa seja a primeira de outras turmas que virão agregar mais educação ao município de Urussanga”, destacou Dominguini.

O prefeito Gustavo Cancellier agradeceu a parceria com o Câmpus Criciúma do IFSC e o empenho da comunidade em levar uma extensão da instituição para o município. “Parabenizo o IFSC por ter nos ajudado a dar o primeiro passo no compromisso que fizemos à população de trazer ensino de qualidade para Urussanga, qualificando tecnicamente o cidadão para o mercado de trabalho. Os cursos do IFSC tem credibilidade e os alunos dessa primeira turma vieram com muita vontade de aprender. Essa turma é pioneira e, com certeza, já entrou para a história do município”, ressaltou.

Aula inaugural Ifsc (11)

Foto: Divulgação / Comunicação Ifsc

Introdução ao Desenvolvimento de Embalagens Plásticas é o primeiro curso de qualificação profissional realizado em Urussanga pelo IFSC. Ele reúne alunos do próprio município e de Criciúma, Morro da Fumaça, São Ludgero, Cocal do Sul e Treze de Maio. A carga horária é de 60 horas, com aulas uma vez por semana no Núcleo Avançado de Ensino Supletivo – NAES, à noite, até o mês de novembro. O objetivo do curso, ofertado na modalidade Formação Inicial e Continuada – FIC, é capacitar profissionais para atuar na área de embalagens plásticas, principalmente no setor de alimentos.

Esse foi um dos atrativos que motivou o casal Otávio Luís de Almeida e Caroline Correa Passarela, de Morro da Fumaça, a se inscrever no curso. “A primeira aula foi bem interessante, achei a estrutura física muito boa. Trabalho no setor de alumínio, mas quem sabe se surgir uma proposta boa no ramo do plástico eu consiga uma vaga. Conhecimento em outras áreas sempre é bom”, afirma Otávio.

Buscar uma colocação no mercado de trabalho também foi a motivação de Fábio Santos Lopes, de Urussanga. “Já trabalhei na indústria metalmecânica e vim buscar atualização profissional. Uma boa colocação no mercado de trabalho depende de conhecimento”, garante. E para quem trabalhou na indústria plástica, aprofundar o que já sabe nunca é demais, segundo Jeanderson Roettgers, de São Ludgero. “Trabalhei por 10 anos na Incoplast e ainda atuo no setor. Como a oferta de cursos nessa área é muito difícil na região, não poderia perder essa oportunidade. A estrutura do curso é muito boa e aqui poderei obter mais conhecimento no ramo”, conta.

De acordo com o professor responsável pelo curso, Ramon Salvan Fernandes, doutor em Engenharia Química – UFSC e docente do Câmpus Criciúma do IFSC, o objetivo dessa qualificação é trazer novas habilidades, de uma maneira diferenciada, incluindo aulas práticas nos laboratórios do Câmpus Criciúma. “A maioria dos alunos não atua no ramo plástico, mas tem experiência na indústria. O conhecimento do chão de fábrica, da rotina industrial, eles já tem. O que vão aprender agora é o desenvolvimento de competências para aplicação em processos de desenvolvimento, controle de qualidade e produção”, explica.

Para quem ficou interessado, o curso ainda dispõe de algumas vagas, mas é preciso correr. As inscrições podem ser feitas no NAES (Rua Almirante Barroso, 360, Bairro das Damas, Urussanga. Telefone: (48) 3465-3518).

Outros quatro cursos de qualificação profissional estão com inscrições abertas em Urussanga, totalmente gratuitos, até o dia 07 de agosto (próxima segunda-feira): Eletricista Industrial, Torneiro Mecânico, Instalador Eletricista Predial de Baixa Tensão e Representante Comercial.

Para se inscrever, o candidato deve acessar o Portal de Inscrições do IFSC. A seleção será feita por sorteio público, marcado para o dia 9 de agosto. As matrículas dos candidatos selecionados em primeira chamada serão realizadas entre os dias 11 e 15 de agosto. Caso o candidato não possua computador ou acesso à internet, é possível ir ao Câmpus Criciúma ou ao NAES, onde há computadores disponíveis para as inscrições. Neste final de semana, O Naes, em Urussanga, estará realizando plantão no sábado e domingo para as inscrições.

[soliloquy id=”234095″]

Confira abaixo os cursos FIC com inscrições abertas em Urussanga:

Representante Comercial*
Carga horária: 160h
Vagas: 25
Turno: noturno
Aulas: terças, quartas e quintas
Período: agosto a dezembro de 2017
Pré-requisitos: idade igual ou superior a 16 anos e estar cursando o Ensino Médio

Torneiro Mecânico*
Carga horária: 160h
Vagas: 25
Turno: noturno
Aulas: segundas, quintas e sextas
Período: agosto a dezembro de 2017
Pré-requisitos: Ensino Fundamental completo

Eletricista Industrial*
Carga horária: 200h
Vagas: 25
Turno: noturno
Aulas: segundas, terças e quartas
Período: agosto a dezembro de 2017
Pré-requisitos: idade igual ou superior a 16 anos e estar cursando o Ensino Médio

Instalador Eletricista Predial de Baixa Tensão*
Carga horária: 200h
Vagas: 25
Turno: noturno
Aulas: segundas, terças e quartas
Período: agosto a dezembro de 2017
Pré-requisitos: ter concluído os anos iniciais do Ensino Fundamental e ter idade mínima de 16 anos

*Cursos ofertados em parceria com a prefeitura municipal de Urussanga; aulas em Urussanga e no IFSC Câmpus Criciúma.

Colaboração: Cristina Oliveira / Comunicação IFSC

Notícias Relacionadas

Ciência é 10: IFSC oferece especialização gratuita para professores de Ciências do ensino fundamental

As inscrições estão abertas e vão até o dia 21 de outubro.

IFSC e Gered abrem curso de formação para professores da rede estadual em Criciúma

Painéis solares vão gerar energia no IFSC Criciúma

Prazo para inscrições em cursos técnicos do IFSC termina nesta segunda

Na região sul do Estado, são nove cursos nas unidades do IFSC em Araranguá, Tubarão e Criciúma. Todos têm inscrição gratuita e terão processo seletivo realizado por sorteio público.