Geral

De Pindotiba para o mundo

Aproximadamente 600 descendentes de Manoel Delfino de Freitas e Reginaldo Adriano de Freitas se reuniram neste sábado no Restaurante Rosso, no Bairro Quarta Linha, em Criciúma, no primeiro encontro da família Freitas. Idosos, adultos, homens, mulheres e crianças se reuniram para celebrar uma história que tem origem na localidade de Pindotiba, em Orleans.

Quem compareceu vestia uma camisa branca e verde, com o distintivo do Esporte Clube Metropol e o carneiro, mascote do time que fez história no futebol criciumense e é um dos símbolos da família. “Este primeiro encontro foi um sucesso. O berço da família Freitas é Pindotiba, mas reunimos aqui pessoas de todo o Brasil”, comentou o organizador, Sérgio da Silva Freitas.

Histórias construídas país afora

Um dos presentes foi o aposentado Eduardo Luiz de Freitas, 68 anos. Filho de Aparício Adriano de Freitas, nasceu na localidade de Pindotiba em 1946 e trabalhou com o pai produzindo farinha de mandioca e raspa ainda criança. Cursou o ensino primário no município de Pedras Grandes, percorrendo a pé, todos os dias, seis quilômetros para chegar à escola.

Não demorou a fazer o que quase todo integrante da família fez: sair de Pindotiba e construir uma história de vida em outros lugares. Foi a Lages fazer o ginásio e, depois, a Ponta Grossa (PR) cursar o ensino médio agrícola. “Era uma época muito difícil. Para você ter uma ideia, demorava dois dias para ir de Pindotiba a Lages. Era uma cidade muito fria, passei muitas dificuldades. Abria a torneira e saía gelo. Mas as dificuldades fazem parte da vida e eu não me arrependo de nada do que fiz”, orgulha-se.

Encerrado o ensino médio, Eduardo Luiz de Freitas foi trabalhar em Barbacena (MG), exercendo a atividade agropecuária. Lá casou, teve três filhas e construiu a vida toda. Permaneceu em Minas Gerais por 40 anos, até ficar viúvo e retornar ao Sul de Santa Catarina, onde reside hoje, em Pedras Grandes. “O que a nossa família tem de qualidade é a honestidade, a perseverança. Ninguém é de cruzar os braços, ninguém para diante das dificuldades”, constata.

Presença na política

A nova geração da família também marcou presença no encontro. Bisneto de Diomício, neto de Hilário e filho de Ronaldo, Daniel Freitas é empresário, presidente da Fundação Cultural de Criciúma e, em 2012, foi eleito vereador da principal cidade da região. “Quero agora, por meio da política, dar continuidade ao que o Diomício fez pelo Sul e por Santa Catarina”, diz.

O prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo, também compareceu ao evento. “É uma família tradicional, que contribui muito para o desenvolvimento do município e da região”, pontuou.

Com informações do site Clicatribuna

[soliloquy id=”92554″]