Geral

Defesa Civil de Criciúma intensifica trabalhos de prevenção com a Operação Primavera

Ação segue até dezembro e conta com palestras educativas, limpezas e cortes de árvores no município.

Divulgação

Uma união de forças está sendo feita em prol dos munícipes. Trata-se da Operação Primavera, realizada pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Criciúma, em parceria com órgãos municipais e estaduais. A ação pretende intensificar os trabalhos de prevenção e minimizar riscos e desastres. Os trabalhos seguem até dezembro e contam com palestras educativas, limpezas, cortes de árvores, entre outras atividades.

“A iniciativa surgiu de gráficos anteriores de eventos climáticos que aconteceram nessa época do ano. Por isso, esse georreferenciamento foi levantado para que possamos identificar os principais problemas dentro das comunidades”, destaca o coordenador da Defesa Civil de Criciúma, Dioni Borba. O ponto inicial da Operação Primavera foi o Curso Básico de Agente da Defesa Civil Voluntário. O curso está em andamento e visa capacitar e selecionar membros dos bairros para atuarem em situações de emergência, evitando ou minimizando consequências maiores.

Inundações, alagamentos, bocas de lobo entupidas, enxurradas e árvores em risco são os principais problemas que ocorrem nessa época, danificando a rede elétrica e residências. As áreas de risco que terão uma atenção mais precisa são as regiões da Quarta Linha, Vila Francesa e Sangão. Uma atenção especial também será destinada aos bairros Boa Vista, Progresso, Vida Nova e Operária Nova.

Operação Verão

Após o fim da Operação Primavera, a Defesa Civil de Criciúma iniciará a Operação Verão. “Nós temos uma previsão de final de ano de muito calor. A nossa região é um corredor meteorológico onde ocorrem muitos eventos climáticos e estamos nos preparando para conseguirmos minimizar os danos para a comunidade”, disse Borba.

Colaboração: Comunicação Criciúma 

Notícias Relacionadas

Postos da Polícia Rodoviária mantém interdição da Serra e alegam não ter recebido comunicação oficial

Lideranças municipais de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra foram informados na manhã desta sexta-feira (01), da liberação do tráfego de caminhões até 15 toneladas na SC-390, trecho da Serra do Rio do Rastro.

Defesa Civil mantem alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos

Residências de Imbituba registraram problemas. A principal recomendação de precaução é para que as pessoas evitem contato com a água em locais inundados.

Reunião com a Defesa Civil municipal debateu estratégias para o frio intenso em São Joaquim

A Defesa Civil alerta que a onda de frio intenso pode causar prejuízos na agricultura, congelamento de canos e rodovias, por isso um cuidado especial muita atenção nessas áreas.

Defesa Civil de Criciúma realiza abertura da Operação Primavera e do Curso de Agente Voluntário nesta terça-feira

Evento inicia às 19h, no plenário da Amrec. Operação visa executar atividades de prevenção no município