Saúde

Departamento de Saúde de Maracajá adota carteirinha para identificação em atendimentos

A partir do próximo mês quem for até as unidades de saúde de Maracajá terá que apresentar a carteirinha para atendimento. A entrega do documento para os moradores foi realizada pelas agendas o PSF. A ideia é facilitar o atendimento na área da saúde, já que a carteirinha é cadastrada nas unidades de saúde e possui todos o histórico do paciente.

Segundo o diretor de Saúde, Vilmar Leandro, a carteirinha é duas em uma, pois além de ser utilizada na área da saúde, também serve para dar acesso ao Parque Ecológico. "Ela é um documento de identificação que comprova que a pessoa é moradora do município e assim dá direito a usufruir dos benefícios oferecidos", completa.

Plastificada e de tamanho patrão, a carteirinha pode ser guardada na carteira com os demais documentos. "A população está recebendo muito bem a novidade e estão aderindo", completa Vilmar.  A entrega será finalizada no final de março e após isso sua utilização passa a ser obrigatória.

Novo sistema de saúde Maracajá

Outra novidade no setor é a implantação do programa  E-SUS. O novo sistema auxilia, controla e integra diversos setores do Departamento de Saúde, além de permitir acompanhar o histórico de saúde do paciente sob alguns aspectos como: atendimentos realizados, dispensação de medicamentos e realização de exames, emitindo comprovantes para facilitar o controle pela Unidade de Saúde e pelo próprio paciente.

O software possibilita a organização dos serviços nas unidades de atenção básica. "Estamos em período de adaptação, no entanto, até junho o programa deverá estar em pleno funcionamento", comenta Alemão.

Colaboração: Itaionara Recco / Comunicação Prefeitura de Maracajá 

 

[soliloquy id=”115210″]