Geral

Descendente de Anita visita Laguna

Com lágrimas de admiração e emoção por estar no local onde a história da família começou, a italiana Costanza Samuelli não conteve o entusiasmo por vivenciar as narrativas que ouvia desde pequena. Ela é a filha da bisneta de Menotti Garibaldi, o primeiro filho do casal de revolucionários Anita e Giuseppe.

Descendente direta de Anita, as feições de Costanza lembram a imagem que todos conhecem da heroína. Sua mãe, Maria Stefania Ravizza, que ficou em Roma, não cansa de contar para a filha a garra e firmeza da matriarca. “Minha mãe é uma guerreira. Somos uma família de mulheres valentes”, conta Costanza, casada e mãe de cinco filhos.

Com ajuda de uma intérprete, a historiadora Elma Sant’Anna, do Instituto Anita Garibaldi, a descendente tirou fotos e passeou de barco para conhecer a região da batalha entre republicanos e farroupilhas, no canal da Barra.

A visita foi coordenada pela Fundação Lagunense de Cultura e o Instituto Anita Garibaldi para lembrar a saga de Anita e homenageá-la no dia em que completam 164 anos de sua morte, dia 4 de agosto. Como presente, Costanza deixou retratos do parente Menotti, que serão expostos ao público.

Costanza participará também das cerimônias que serão prestadas em Mostardas, Porto Alegre, Capivari do Sul, Bento Gonçalves e Garibaldi, no Rio Grande do Sul, com apoio e coordenação do Instituto Anita Garibaldi, de Porto Alegre. A descendente está acompanhada do marido, Fábio Buscaglione, e de seus cinco filhos, Giulio, Giovanni, Alessandro, Francesco Saverio e Maria Gabriella. A linhagem de Anita e Garibaldi está na oitava geração.

“Muito importante a vinda dela. Uma legítima descendente de Anita”, disse o presidente da Fundação de Cultura, Leonardo Pascoal. Na Itália, Anita também foi lembrada. A vice-prefeita Ivete Scopel visitou o local onde a heroína faleceu e depositou flores.