Educação

Desfile Cívico homenageia os 131 anos de história de Cocal do Sul; Veja vídeo

Mais de 30 escolas e entidades participaram do momento cívico.

Milhares de pessoas acompanharam o tradicional desfile cívico na manhã deste 7 de setembro em Cocal do Sul. Entre os diferenciais deste ano, a homenagem realizada por mais de 30 escolas, entidades e grupos à história da cidade que completa 136 anos de colonização italiana. O desfile iniciou por volta das 8 horas na Avenida Polidoro Santiago, centro da cidade.

Autoridades civis e militares se fizeram presentes. Participaram do hasteamento das bandeiras do Brasil, Santa Catarina e de Cocal do Sul, acompanhados do hino nacional e executado pela Orquestra Sinfonia de Louvor da Assembleia de Deus

Logo no início do desfile, a história da colonização da cidade foi evidenciada ao público através do Núcleo Accioly de Vasconcelos e linhas coloniais. As primeiras famílias, a origem do município entre outras características históricas e econômicas foram apresentadas durante o desfile.

A moradora do bairro Angêlo Guollo, Zuê Mariot, acompanhou o desfile com a participação dos três filhos. “Me recordei da época em que também participava como estudante nos desfiles na cidade de Lauro Müller. Tudo muito bem organizado. Hoje, acompanho os meus três filhos que fizeram parte das apresentações”, conta, acompanhada ainda do marido, o senhor Edirlei Melo.

A Banda Marcial de Cocal do Sul conduziu grande parte da sinfonia utilizada na marcha das escolas e entidades. O público se aglomerou no jardim da praça da Igreja Matriz e nas margens da avenida para presenciar o desfile cívico.

“Minha filha estava muito ansiosa. Desde ontem (06), organizou a roupa e o calçado que iria usar hoje no desfile. Acordou cedo e viemos para a praça. Dá saudade do tempo em que participávamos. Hoje, incentivamos ela sobre a importância deste momento”, relata a moradora do bairro São João, Renata dos Santos, acompanhada da filha Gabrielli e do Cléber, seu marido.

O desfile cívico finalizou próximo das 11 horas. O evento foi organizado e realizado pela pela Secretaria de Educação, Esporte e Cultura da cidade.

[soliloquy id=”191818″]