Geral

Detentos do Presídio de Araranguá se formam no Curso de Agente de Inspeção de Qualidade

A tarde dessa quinta-feira, dia 15, foi especial para 12 detentos do Presídio Regional de Araranguá e seus familiares. Isso porque eles concluíram o Curso de Agente de Inspeção de Qualidade. A solenidade aconteceu no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Araranguá.

O Curso de Agente de Inspeção de Qualidade é resultado da parceria da Secretaria de Justiça e Cidadania, Departamento de Administração Prisional (DEAP), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Governo Federal por meio do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), que tem como objetivo cumprir com a proposta de ressocialização dentro do Sistema Prisional. “O Agente de Inspeção de Qualidade é o profissional qualificado a verificar a conformidade de processos de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, higiene, segurança e saúde, liberar produtos e serviços e organizar o armazenamento e a movimentação de insumos, podendo atuar em indústrias, no comércio e no setor de prestação de serviços”, detalhou o professor do SENAI, Eduardo Satiro.

Para Luiz Otávio Campos Simone, representante da Secretaria de Justiça e Cidadania e Departamento de Administração Prisional, ver uma nova turma de formandos é resultado de que o trabalho de todos os envolvidos está fazendo sentido. “Que bom que vocês souberam aproveitar a oportunidade que lhes foi dada, é um caminho de retorno a uma vida em sociedade. Que após cumprirem suas penas, saiam e se recoloquem no mercado de trabalho”, lembrou Campos.

O secretário Regional de Araranguá, Ademir da Silva, enalteceu o trabalho desenvolvido na Unidade Prisional. “É importante que a direção do presídio incentive e proporcione essa ressocialização dos internos, seja por meio de um trabalho ou de capacitações, ambos farão com que o detento ocupe seu tempo e quando estiver liberto passe a ajudar sua família. Todos os envolvidos neste curso merecem nosso reconhecimento”, disse.

O gerente do Presídio, Adércio José Velter, lembrou das ações realizadas na Unidade, que objetivam a integração do detento com a sociedade. Atualmente diversos internos trabalham em empresas privadas da região, participam de trabalhos voluntários, estudam e são capacitados. “Eventos como estes vem mostrar para a sociedade que pessoas que estão nos presídios também se esforçam para mudar. Nós damos a oportunidade para todos, independente do crime que cometeu, respeitamos vocês. Hoje vocês celebram com seus familiares uma conquista e quando surgirem boas oportunidades como essa agarrem, e sejam multiplicadores desta ideia”, enfatizou.

Vida Nova

O detento Eber Costa, 25 anos, viu no curso uma oportunidade de mudar. “Iniciei na vida do crime aos 11 anos e o tráfico fez com que eu perdesse a família e amigos. Estou cumprindo pena pela terceira vez, mas resolvi mudar de vida. Faço parte de um grupo de evangelização dentro do presídio e fiz esse curso, pois não tinha profissão. Saio em 10 meses, e quero colocar em prática tudo que aprendi neste curso”, declarou.

Homenagens

Aproveitando o Dia do Professor, o gerente do Presídio Adércio José Velter entregou uma placa e flores à primeira professora da unidade, Adilce Zanelatto da Silva. Ela iniciou suas atividades como educadora e voluntária no Presídio Regional de Araranguá em 1999. Com o apoio do Centro de Jovens e Adultos (CEJA), da Pastoral Carcerária, onde atuou como coordenadora, e do Conselho da Comunidade, participou ativamente em projetos de reinserção social, instituiu a realização de cultos religiosos e exposição de trabalhos artesanais confeccionados por detentos.

Os professores que atuam na educação carcerária e os do SENAI também foram homenageados, Indianara Machado, Rita Eliane Rocha, Vandrei Barreto Júnior e Eduardo Satiro.

Participaram da solenidade Luiz Otávio Campos Simone representante da Secretaria de Justiça e Cidadania e Departamento de Administração Prisional, o secretário de Desenvolvimento Regional de Araranguá, Ademir da Silva, o gerente do Presídio Regional de Araranguá, Adércio José Velter, o responsável pelo SENAI/Criciúma Robson Cechinel, o professor do SENAI Eduardo Satiro e representando o prefeito de Araranguá, o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Maureci Rodrigues.

Colaboração: Carla Costa

[soliloquy id=”152130″]