Segurança

Detentos e infratores terão oportunidade de ensino

O projeto é uma parceria da Secretaria de Justiça e Cidadania com o Centro de Educação Jovem e Adulto (Ceja)

Detentos do Presídio Santa Augusta e Penitenciária Sul e adolescentes infratores do Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep) de Criciúma terão aulas de ensino médio nos próximos dias. O projeto é uma parceria da Secretaria de Justiça e Cidadania com o Centro de Educação Jovem e Adulto (Ceja).

Segundo o gerente do Santa Augusta, Jovino Zanelato, desde a metade do ano passado que a massa carcerária não tem acesso às aulas por conta de questões burocráticas.

“Serão divididas seis turmas, sendo duas femininas, somando em torno de 100 reeducandos que vão passar por diversas matérias. Um levantamento nosso aponta que a maioria da massa carcerária não tem a quarta série”, disse Zanelato à reportagem do Clicatribuna.

As aulas serão nas próprias unidades prisionais e de medida socioeducativa. “A parte mais importante deste projeto é na capacitação dos detentos, tanto para oportunidades depois do cumprimento da pena e da própria ressocialização”, define.

Limpeza das rodovias

Ontem também iniciou o programa Caminhos da Cidadania, onde 12 detentos do regime semiaberto do Santa Augusta, que possuem bom comportamento e já retornaram pelo menos uma vez da saída temporária, realizam a limpeza das rodovias estaduais. O projeto tem a parceria do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra). Um policial é responsável pela vigia dos reeducandos durante o trabalho.