Saúde

Dezembro Vermelho: Criciúma intensifica conscientização no mês de combate à AIDS

Mês marca a mobilização nacional na luta contra o HIV, a AIDS e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)

Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Atenção Municipal às DST/HIV/AIDS (Pamdha) de Criciúma, intensifica ações de conscientização nas próximas semanas por meio de palestras e testes rápidos para o diagnóstico do HIV e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), tendo os resultados em até 30 minutos. O mês de dezembro, dezembro vermelho, é o mês escolhido para representar a campanha de conscientização e prevenção ao HIV e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

“Sobre o teste, ele é rápido, seguro e sigiloso. Toda pessoa sexualmente ativa deve fazer o teste para detecção do HIV e, caso tenha resultado reagente, o tratamento é iniciado imediatamente, sem custo algum. Assim a pessoa não desenvolve a Aids, fica com a carga viral indetectável, sendo mais difícil a transmissão do HIV”, explicou a coordenadora do Pamdha, Patrícia Rodrigues Oenning. “Ainda assim, o uso de preservativos (camisinha) masculino ou feminino, é fundamental, tanto na prevenção do HIV como em outras Infecções Sexualmente Transmissíveis. Lembramos que todos esses insumos, testes, tratamento medicamentoso e preservativos são fornecidos pelo SUS”, concluiu.

De acordo com o Pamdha, o município já registrou 4,5 mil pessoas com diagnóstico de HIV. Até o mês de setembro foram realizados 49650 testes rápidos no Pamdha, e aproximadamente 3 mil coletas de exames de CV-HIV, carga viral para HIV. Neste ano 10.559 pessoas retiraram comprimidos ARV (antirretroviral), totalizando 1.134.334 comprimidos distribuídos.

Notícias Relacionadas

Secretaria de Saúde de Criciúma realiza ação para relembrar um ano de vacinação e início da aplicação em crianças

Há um ano, a primeira dose da vacina contra Covid-19 era aplicada em Criciúma

Criciúma é a única cidade da Amrec a conquistar medalhas de ouro na Obmep

Ao todo, 100 alunos das escolas municipais são premiados com medalhas e menções honrosas, além de quatro professores que também foram destaques

TeleCovid: mais de 1200 atendimentos são realizados no primeiro dia

Serviço de atendimento remoto foi retomado nessa terça-feira

Fiz o Enem, que curso escolher agora? Orientadora profissional comenta afirma que curso precisa ter o DNA de cada um

A resposta pode estar nas questões básicas diárias para compreender as áreas de interesse