Saúde

Dia D alerta população sobre saúde do sono

Evento ocorreu neste sábado, 16, na praça Nereu Ramos

O Dia D da Semana do Sono 2019 alertou a população sobre saúde do sono com o tema “Dormir bem é envelhecer com saúde”. Evento ocorreu neste sábado, 16, na praça Nereu Ramos e teve como objetivo alertar a população sobre qualidade e distúrbios do sono. Promovida pela Associação Brasileira do Sono (ABSONO) em Santa Catarina, a ação teve apoio da Regional Médica da Zona Carbonífera, Laboratório do Sono de Criciúma, Pulmonar, alunos de medicina da Unesc e Secretaria da Saúde de Criciúma.

“É legal porque a ação tem uma movimentação nacional, no Brasil, o evento iniciou há sete anos e já participamos desde a primeira vez. Esse ano o país ganha um prêmio pela ação do ano passado que foi muito bem sucedida”, conta o presidente da ABSONO em Santa Catarina, Fábio Souza, pneumologista e especialista em medicina do sono.

A campanha deste ano teve foco na saúde do sono de pessoas com mais de 50 anos, mas toda a população pode participar. Os voluntários aplicaram questionários a cada pessoa que depois passava por uma avaliação com o Dr. Fábio Souza. “Um dos fatores é a poli farmácia, onde os idosos usam muita medicação pra muitas coisas. Uma medicação pra dormir, outra pra se manter alerta, pra depressão entre outros. Então, alertar pra isso porque existem vários fatores que influenciam no sono”, explica ele.

Para a dona Natália Mota, de 77 anos, o remédio não é a saída. “Já me receitaram muitos medicamentos e apesar de ter dificuldade para dormir não quero recorrer ao remédio. O evento é muito importante porque estou vendo que tem muita gente que tem esse problema”, completa ela. Já Lecir Ancelmo, de 74 anos, confessou que comete muitos erros e acabam afetando no sono. “Não quero tomar remédio para dormir, então o Dr. passou muitas dicas que adorei e vão me ajudar muito”, comentou.

Colaboração: Novo Texto Comunicação

Notícias Relacionadas

Trabalhador é atropelado e acaba esmagado durante manutenção de caminhão em Jacinto Machado

A aeronave da Polícia Civil, tripulada pelos policiais e pelos profissionais da saúde do Saer/Sarasul foi acionada para prestar atendimento à vítima

Morre Júlia Ferreira, catarinense que lutava contra câncer há dois anos: “Exemplo de força e fé”

Moradora de Florianópolis morreu nesta quarta-feira (24) aos 21 anos

Aumento da cota da tainha fica abaixo do esperado e frustra pescadores em SC

Expectativa é recuperar perdas de 2023, quando categoria amargou prejuízos, especialmente na modalidade industrial

Acidente em Jaguaruna: Carro com crianças é atingido por trem após pane em linha férrea