Saúde

Dia de doar sangue para salvar vidas em Araranguá

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Cartazes, panfletos, divulgação no rádio, jornais, sites, blogs. Os organizadores da Coleta de Sangue do HEMOSC utilizaram de todos os meios para chegar até os doadores voluntários de Araranguá. E nesta quinta-feira, dia 9 de abril, entre 8h30 e 12h e 13h30 as 16h o HEMOSC de Criciúma estará com sua Unidade Móvel instalada na Unidade de Pronto Atendimento – UPA , no bairro Mato Alto. Vá lá e participe, dê a sua contribuição para alguém que vai necessitar do sangue do seu tipo, doado com amor ao próximo!

A expectativa dos organizadores; Lions Clube Araranguá, Secretaria Municipal de Saúde e HEMOSC é de atingir 100 coletas. 

Segundo a responsável pelo serviço de captação do Hemosc de Criciúma, Maria Regina Boteon Buttner, Araranguá é um dos municípios que mais contribui com doadores de sangue para o órgão.  “As doações vão auxiliar no banco de sangue do Hemosc que alimenta a rede de saúde na região e no estado. Há uma reciprocidade entre os hemocentros e isso faz com que muitas vidas sejam salvas”, afirma Maria.

 Requisitos básicos para doar sangue

·         » Estar em boas condições de saúde.

·         » Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).

·         » Pesar no mínimo 50kg.

·         » Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

·         » Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

·         » Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).