Geral

Dia Mundial do Rim: Alunos da Unesc movimentam o terminal central em Criciúma

Pessoas que passaram pelo local foram informadas sobre a importância da prevenção e do tratamento de doenças renais

Alunos e professores da Unesc movimentaram o terminal central de Criciúma nesse sábado (16). Os cursos de Medicina e Enfermagem, a Liga Médica Acadêmica Renal e a Secretaria do Sistema de Saúde realizaram orientações e ações durante toda a manhã no local, em alusão ao Dia Mundial do Rim (comemorado em 14 de março). “O objetivo é alertar a população quando à doença renal, que muitas vezes é esquecida. As pessoas, às vezes, tem e nem sabem”, destacou o professor-tutor Rômulo Cézar Pizzolatti.

O sideropolitano Nataleno Maciel sempre que pode vem fazer testes e pegar orientações. “Já tive calculo renal e sei como é importante se informar e prevenir”, afirmou.

O médico Pizzolatti explicou que primeiro os interessados verificam a pressão e medem a glicemia, além de responder a algumas perguntas, como se têm pressão alta, diabetes ou doença renal. “Depois encaminhamos para um grupo de alunos que orienta para o tratamento e prevenção. Os alunos indicam que a pessoa vá ao posto de saúde do seu Bairro e faça um exame de função renal, que mede os níveis da creatinina”, informou.

As pessoas que não puderam participar da ação podem procurar uma unidade de saúde ou o ambulatório de nefrologia da Unesc para receber orientações de como se prevenir e tratar da doença.

Davi Carrer/Assessoria de Imprensa da Unesc

[soliloquy id=”22146″]