Geral

Diocese de Criciúma inicia aos mutirões de confissão nesta terça

Foto: European Pressphoto Agency

Foto: European Pressphoto Agency

A partir desta terça-feira (16) a Diocese de Criciúma, atendendo ao pedido do Papa Francisco, em sua bula de proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia (Misericordiae Vultus), dará início aos mutirões de confissão, que serão realizados em todas as 32 paróquias e santuário da Diocese.

Uma das primeiras paróquias a realizar o mutirão de confissões será a dedicada a São Miguel, em Vila Nova, Içara, nesta terça-feira, 16.

Um grupo de dez padres da Comarca de Criciúma irá atender, a partir das 17h30min, confissões individuais nas comunidades São Miguel (Matriz), São Judas Tadeu (Poço Oito), Santa Rosa de Lima (Sanga Funda) e Nossa Senhora dos Navegantes (Balneário Rincão).

Outra paróquia que promoverá mutirão nesta terça é a dedicada a São João Batista, no distrito de São Bento Baixo, em Nova Veneza. Padres de diversas paróquias atenderão os fiéis, a partir das 19h, nas igrejas das dez comunidades.

Mutirões são diferencial nesta Quaresma  

A Quaresma, tempo propício para a conversão do coração através da mudança de atitudes, se fortalece, neste ano, com a promoção dos mutirões, onde o sacramento da Reconciliação, conforme solicita o Papa Francisco, é colocado no centro das ações, “porque permite tocar sensivelmente a grandeza da misericórdia” e, ainda como acrescenta o Sumo Pontífice, se torna, para cada penitente, “fonte de verdadeira paz interior”.

O Ano Santo da Misericórdia, cujo lema é “Misericordiosos como o Pai”, teve início no dia 8 de dezembro de 2015, com a abertura da Porta Santa, em Roma, e será encerrado no dia 20 de dezembro de 2016, na solenidade de Cristo Rei.

“Este é um momento todo especial da caminhada da nossa Igreja. Somos convocados a nos aproximar e participar desse grande mistério do amor de Deus pela humanidade, através de seu amor misericordioso para com todos os pecadores, para que eles também possam sentir-se livres, amados e salvos em Jesus Cristo. A experiência do Ano Santo da Misericórdia não é algo abstrato, longe de nós, mas faz parte da nossa vida, da nossa alegria em Jesus Cristo, porque Ele que trouxe vida e salvação para todos, sobretudo àqueles que abrem seu coração para a Sua misericórdia, vivendo mais a reconciliação, o perdão e a solidariedade. E então o mistério de abrir a ‘Porta Santa’ abre também nossos corações para não julgar, não condenar e nos vermos como irmãos e irmãs em Cristo”, declara o Bispo da diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach.

Durante o mês de fevereiro, mais paróquias nas Comarcas de Criciúma, Nova Veneza e Urussanga realizarão mutirões de confissão:

Dia 16 – 17h30min: Paróquia São Miguel – Vila Nova, Içara
Dia 16 – 19h: Paróquia São João Batista – São Bento Baixo, Nova Veneza
Dia 18 – 18h: Paróquia Santo Antônio – Quarta Linha, Criciúma
Dia 23 – 16h: Paróquia Santo Agostinho – Rio Maina, Criciúma
Dia 23 – 18h: Paróquia São Roque – Morro da Fumaça
Dia 25 – 16h: Paróquia São Donato – Içara
Dias 25 e 26: Paróquia Santo Alexandre – Treviso

Posteriormente, a Diocese de Criciúma divulgará as paróquias que promoverão mutirão de confissões no mês de março.

Colaboração: Bibiana Pignatel – Assessora de Comunicação da Diocese de Criciúma.