Geral

Diretoria de Desenvolvimento traz novos projetos para Criciúma em 2022

Parceria firmada com o Sebrae, por meio do Cidade Empreendedora, completa dois anos em março

Divulgação

Com o início do ano, a Diretoria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Criciúma já estuda a retomada e implementação de novos projetos para 2022. A parceria entre a Prefeitura Municipal e o Sebrae, por meio do Programa Cidade Empreendedora, completa dois anos em março, e segue atuando na gestão estratégica para desburocratizar, auxiliar e qualificar o empreendedorismo local.

O Plano Estratégico de Gestão Municipal (Pegem) será apresentado internamente neste primeiro trimestre. Desenvolvido com metodologia do Sebrae e utilizando práticas de cocriação entre gestores da prefeitura, o Pegem elenca prioridades e metas da prefeitura até 2030.

Também está prevista a retomada da Casa do Empreendedor nos Bairros, em fevereiro. “O projeto leva os serviços do setor às comunidades, oferecendo, por exemplo, emissões de alvará e declaração de faturamento para MEIs, além de workshops capacitativos”, explicou o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Aldinei Potelecki. Conforme informou, os bairros das próximas edições ainda serão definidos, mas elas devem ocorrer também nos meses de abril, julho, agosto e outubro.

O Crescendo e Empreendendo, ideia do Conselho Municipal da Juventude (CMJ) junto do Sebrae, também deve ter início em fevereiro. “A iniciativa tem o propósito de incentivar e orientar jovens empreendedores por meio de oficinas. Eles terão a oportunidade de esclarecer dúvidas, por exemplo, nas áreas financeira e jurídica da criação de um negócio”, explica o presidente do CMJ e gerente de Desenvolvimento Econômico, Edson Silva.

Para este ano, a principal novidade da Casa do Empreendedor é o Invest Criciúma, um programa que será anunciado em fevereiro, e tem o propósito de atrair investimentos estratégicos de grande porte, que contribuam para o desenvolvimento da cidade.

Referência em atendimento

A Casa do Empreendedor de Criciúma foi a quinta Sala do Empreendedor que mais atendeu no estado em 2021. Segundo dados do Programa Cidade Empreendedora, foram 12.361 atendimentos no ano passado. As chamadas Salas do Empreendedor são espaços nas prefeituras dedicados a facilitar abertura, regularização e baixa de empresas, além de oferecer serviços aos MEIs.

“Esse resultado é fruto de um local de trabalho e equipamentos adequados, profissionais capacitados e receptivos e de uma legislação pró empreendedorismo na cidade”, ressaltou Silva.

Notícias Relacionadas

Balneário Rincão ganha rota gastronômica com 26 locais para conhecer

Iniciativa faz parte do Plano Municipal de Turismo e visa transformar a cidade em um destino turístico durante o ano inteiro

Região Sul do país tem melhora nas desigualdades sociais em saúde, diz FioCruz

Mesmo com a “ligeira redução”, como define a FioCruz, 65 dos 84 municípios que estiveram classificados na lista dos mais desiguais da Região Sul no início da pandemia permanecem nessa condição

SC tem aumento de 271% dos casos confirmados de dengue no 1º semestre de 2022

No Estado, 77 pessoas tiveram mortes confirmadas pela dengue neste ano

Criança de 2 anos é atropelada por ônibus em SC

Bombeiros informaram que a menina teve ferimentos graves e foi levada ao hospital; ela sofreu fraturas expostas