Turismo

DNIT realiza ações de incentivo ao turismo sustentável nas obras da Serra da Rocinha

Outro projeto em desenvolvimento é a produção de um documentário sobre os atrativos - consolidados e potenciais - da região

Foto: Divulgação

A expansão do turismo é um dos principais impactos econômicos positivos esperados com a conclusão das obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC, empreendimento executado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Com a Serra da Rocinha facilitando a conexão, ampliam-se as possibilidades de experiências diversas em um único roteiro unindo São José dos Ausentes (RS) e Timbé do Sul (SC). O território é repleto de atrativos naturais e culturais capazes de despertar sentidos e emoções em todas as épocas do ano, potencial que a Gestora Ambiental busca fomentar no âmbito das suas ações educativas e de comunicação social.

Identificado no diagnóstico participativo realizado pela equipe ainda em 2016, o tema passou a ser trabalhado de forma transversal nas atividades com a comunidade. Diversos produtos foram elaborados de maneira conjunta no período, como vídeos, exposições fotográficas, feiras e eventos. Uma das iniciativas mais recentes é o projeto Diálogos sobre Educação Ambiental, cujo objetivo é disponibilizar conteúdo audiovisual para uso pedagógico das instituições de ensino e estimular o debate na sociedade como um todo. Em fevereiro deste ano foram lançadas as duas últimas videoaulas, sendo que o módulo de fechamento aborda justamente a questão do turismo sustentável.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

O educador ambiental Cauê Canabarro salienta que esta modalidade de turismo é uma alternativa que alia desenvolvimento com a conservação da biodiversidade. “Buscamos evidenciar esse potencial para que a comunidade se aproprie da discussão e possa pensar no seu futuro não apenas a partir das obras na rodovia, mas também da valorização do seu território”, destaca.

Outro projeto em desenvolvimento é a produção de um documentário sobre os atrativos – consolidados e potenciais – da região, o qual vem contando com a participação e apoio do poder público de ambos os municípios, associações de turismo e guias locais. Os bastidores destas atividades subsidiaram a criação de um álbum de fotos que está disponível na página da Gestora Ambiental no Facebook.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável