Geral

Domingo é dia de Festa do Coração Misericordioso de Jesus em Morro Bonito

Foto: Bibiana Pignatel Baesso

Foto: Bibiana Pignatel Baesso

No dia em que a Igreja celebra o Domingo da Divina Misericórdia, instituído, no ano 2000, pelo Papa João Paulo II, a Diocese de Criciúma celebra, pela segunda vez, a Festa do Coração Misericordioso de Jesus. O dia de celebrações será vivenciado neste 12 de abril, na comunidade de Morro Bonito, interior de Içara, onde está sendo construído o Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus.

Celebrações o dia todo

Milhares de pessoas são esperadas para a festa diocesana que iniciará às 9 horas, com a saída da transladação da imagem do Sagrado Coração de Jesus da Igreja Nossa Senhora de Salete, no bairro Próspera, em Criciúma. Enquanto a carreata percorre o caminho até o terreno do santuário, às 9h30min, uma procissão com a imagem e as bandeiras do Apostolado da Oração caminha em direção ao local da missa, que será presidida pelo bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, às 10 horas.

À tarde, haverá apresentações de ministérios de música, a partir das 13 horas. Em seguida, às 14 horas, haverá palestra motivacional com o Padre Antoninho Rossi. À hora da misericórdia, 15 horas, será celebrada a Missa da Misericórdia com a Consagração das Famílias e do Apostolado da Oração ao Sagrado Coração de Jesus.

Estrutura da festa

Para bem acolher os fiéis, no local haverá tendas com venda de lanches e café, souvenirs, bazar e banheiros químicos. Também haverá almoço a partir das 11h15min, no salão de festas da comunidade, distante cerca de 1km do acesso ao terreno do Santuário. Para facilitar o trajeto, a Prefeitura de Içara disponibilizará um ônibus para o translado das pessoas. No local das celebrações, serão colocadas 700 cadeiras e o Santuário colocará um ponto de entrega de carnês aos interessados em dar sua oferta em prol da obra.

Sobre a obra

O Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus já tem seu “esqueleto” quase pronto, com a entrada principal e duas laterais finalizadas. Conforme o membro da Comissão Pró Construção, Carlos Roberto Roncáglio, a expectativa é a de que as paredes estejam erguidas e a cobertura finalizada até junho de 2016, para que missas já possam ser celebradas em seu interior.

Domingo da Divina Misericórdia é dia de graças

À mística Santa Faustina de Kowalska (1905-1938), religiosa polonesa da Congregação de Nossa Senhora da Misericórdia, Jesus prometeu para este segundo domingo da Páscoa: "Desejo que a Festa da Misericórdia seja refúgio e abrigo para todas as almas, especialmente para os pecadores. Neste dia, estão abertas as entranhas da minha Misericórdia. Derramo todo um mar de graças sobre as almas que se aproximam da fonte da Minha Misericórdia. A alma que se confessar e comungar alcançará o perdão das culpas e das penas. Nesse dia, estão abertas todas as comportas divinas pelas quais fluem as graças. Que nenhuma alma tenha medo de se aproximar de Mim".

Colaboração: Bibiana Pignatel Baesso/Comunicação Diocese de Criciúma