Geral

Domingo tem eclipse do sol visível no Sul de Santa Catarina

Pouco antes das 10 horas, já será possível observar a parcial cobertura do sol pela lua.

Eclipse do sol

Foto: Divulgação

O domingo de Carnaval terá lugar para um fenômeno astronômico raro. A partir das 9h47min da manhã, o sul catarinense terá 53% de visibilidade de um eclipse anular do sol, com a cobertura parcial do astro pela lua.

“Quanto mais ao sul, mais visível é. Ele será praticamente total no sul da Argentina e do Chile, e na fronteira do Brasil com o Uruguai terá 60% de visibilidade”, aponta o professor Luiz Carlos da Silveira.

Por ser um eclipse do sol, cuja visualização será de cerca de uma hora, é recomendável o uso de algum dispositivo especial. “Ou um vidro de solda número 14 ou uma chapa de raio-x. Senão, a pessoa pode até sofrer danos irreversíveis na retina”, explica o especialista.

Há um segundo eclipse do gênero previsto para ser visível no Brasil, em agosto, mas este será no hemisfério norte, com visual para os estados do norte e nordeste.

Com informações do Portal Engeplus

Notícias Relacionadas

Carnaval chegando com calor até a manhã de domingo

Tempo bom persiste e as máximas vão chegar perto dos 35 graus.

Plantão judicial mantém atendimento no TJSC e nas 111 comarcas durante o carnaval

Instituído para os dias e horários em que não houver expediente forense normal, o plantão é voltado ao atendimento de medidas judiciais urgentes.

Policial é ferido em abordagem de homem no Carnaval de Braço do Norte; VEJA VÍDEO

Ocorrência foi registrada por volta das meia-noite deste sábado (15)

Capotamentos e colisões marcam final de semana de Carnaval em Laguna e Jaguaruna

Pelo menos nove pessoas ficaram feridas, sendo uma com lesão grave. Além das duas cidades, outro acidente ocorreu em Garopaba.