Saúde

Dose de reforço contra Covid: quem pode receber a vacina e qual o imunizante?

Segundo o Ministério da Saúde, uso de imunizantes diferentes aumenta a imunidade dos vacinados

Divulgação

Todas as pessoas com mais de 18 anos podem receber a dose de reforço contra o novo coronavírus em Santa Catarina. A recomendação foi dada pelo Ministério da Saúde no último dia 16 de novembro, quando foi orientado que o intervalo entre a segunda e a terceira doses das vacinas Coronavac, Astrazeneca e Pfizer seja de cinco meses em todo o país.

Em Santa Catarina, a vacina da Pfizer está sendo aplicada como terceira dose, seguindo uma recomendação do Ministério da Saúde. No Estado, 519.914 pessoas já receberam o reforço. Uma pesquisa encomendada pelo governo federal concluiu que a terceira dose feita com esquema heterólogo, ou seja, usando imunizantes diferentes, aumenta a imunidade dos vacinados.

— Estudos com a vacina de RNA mensageiro (tecnologia utilizada na vacina da Pfizer) demonstraram aumento da resposta imunológica no esquema heterólogo. De maneira alternativa, a dose de reforço poderá ser administrada com as vacinas da Janssen ou AstraZeneca — afirmou o Ministério da Saúde por meio de nota.

Reforço da Janssen

Para as pessoas que foram vacinadas com a Janssen, a orientação é que elas recebam a segunda dose de reforço entre dois e seis meses após a primeira aplicação. Nesse caso, a vacina usada deve ser do mesmo fabricante. Para as mulheres que se vacinaram com a Janssen e que estejam grávidas, a recomendação do Ministério da Saúde é que a dose de reforço seja feita com a vacina da Pfizer.

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), o Estado aguarda a chegada de novas doses da Janssen para a aplicação do reforço.

Veja as vacinas indicadas para dose de reforço

  • Quem recebeu duas doses da Coronavac, Astrazeneca e Pfizer recebe a terceira dose da Pfizer
  • Quem recebeu a dose da Janssen recebe a segunda dose do mesmo fabricante

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Saúde lança nova versão da caderneta de saúde para crianças

Novo modelo será enviado aos estados e municipios até março

Cachoeira é interditada por tempo indeterminado após queda que matou jovem em SC

Leticia Silva Budal, de 20 anos, morreu após cair aproximadamente 50 metros dentro da cachoeira

SC tem 20 vezes mais pacientes em tratamento contra Covid do que no Natal

Em 25 de dezembro, estado tinha 1.987 casos ativos contra 45.915 de sexta-feira. SC enfrenta filas nos postos de saúde e unidades fechadas por causa do afastamento de profissionais da área.

Um ano de vacinação contra Covid-19 com início da imunização de crianças

A vacinação de crianças de 5 a 11 anos é a forma que SC celebra data