Poder Legislativo

Doze proposições pautam sessão do Legislativo de Lauro Müller

Sul in Foco

Os vereadores de Lauro Müller se reuniram na noite desta segunda-feira (14) para mais uma sessão ordinária do Poder Legislativo.

A sessão teve início, conforme regimento às 19h, sob a presidência de Manoel Leandro Filho, o Nél.

A sessão foi marcada pela discussão de dez proposições, sendo elas, nove indicações, um pedido de informação e duas moções.

Projeto que deu entrada nessa sessão

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 17/2021 – Gelcioni Helena Alves Velho

Assunto: “DENOMINA DE VALDIR ANTONIO DE SOUZA A RUA S/D 226 E DE EVÂNIO TEZA DA SILVA A RUA S/D 229, NO BAIRRO MINA NOVA, MUNICÍPIO DE LAURO MÜLLER E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

Expediente

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 24/2021 – Ronaldo da Silva

Assunto: Informa à esta Casa Legislativa, quantas pessoas estão na fila aguardando por sessão de fisioterapia e quantos pacientes estão em fase de tratamento. Justificativa: Somos questionados com frequência sobre o número de pacientes que precisam fazer fisioterapia, bem como aqueles que já se encontram em tratamento. A informação vai ajudar a esclarecer a população sobre os números desse serviço que é tão importante para o nosso povo.

INDICAÇÃO Nº 140/2021 – Acione Andrade Izidoro

Assunto: Construir um muro em toda a extensão da Escola Lígia Chaves Cabral de Itanema. Justificativa: Aquele prédio está em obras e o muro contemplaria toda a necessidade de segurança, contra ação de vândalos e depredações.

INDICAÇÃO Nº 148/2021 – Rodrigo Dias

Assunto: Pavimentar com lajotas o pátio da capela mortuária de Barro Branco. Justificativa: O referido espaço ocasiona muitos transtornos em dias chuvosos, quando há necessidade de realizar velórios no local, pois o pátio vira um lamaçal e as pessoas atolam seus calçados, levando o barro para o interior da capela.

INDICAÇÃO Nº 149/2021 – Lindomar Cataneo

Assunto: Providenciar o mais breve possível, a manutenção do calçamento da Rua Antônio Pedro Mendes, no Bairro Bela Vista. Justificativa: A via pública apresenta uma série de problemas em seu pavimento que é de lajotas. Há pontos da rua onde as lajotas se soltaram e foram empilhadas sobre a via, dificultando a passagem de veículos.

INDICAÇÃO Nº 150/2021 – Rodrigo Dias

Assunto: Pavimentar com lajotas as ruas do Loteamento Nova Coletora, em Mina Nova. Justificativa: A área que antes era improdutiva, originou noventa e três lotes que já abrigam aproximadamente 50 famílias. O poder público já arrecada IPTU desses imóveis, o que pode ser revertido em melhorias para as famílias que lá residem.

INDICAÇÃO Nº 151/2021 – Manoel Leandro Filho; Lindomar Cataneo; Gelcioni Helena Alves Velho; Rodrigo Dias; Ema Hofmann Benedet

Assunto: Incluir na campanha de vacinação contra a COV!D-19 dos agentes da educação do município, também os conselheiros tutelares e educadores sociais. Justificativa: estes valorosos profissionais que atuam nos órgãos de proteção e garantia de direitos da criança e do adolescente no município de Lauro Müller (Conselho Tutelar; Centro de Referência em Assistência Social – CRAS e Centro de Referência Especializada em Assistência Social – CREAS), também estão em constante exposição, visto a inter-relação destes agentes com a grande diversidade de famílias, crianças e adolescentes que necessitam de atendimento do sistema de garantia de direitos. O contato direto é uma das ferramentas imprescindíveis de trabalho destes órgãos e visando resguardar a integridade física destes profissionais, solicitamos a inclusão destes na campanha de vacinação.

INDICAÇÃO Nº 152/2021 – Itamor Antunes

Assunto: Instalação de uma lombada física, nas imediações do Clube Ouro Preto, na Rua Imaruí, em Guatá. Justificativa: naquela região, além do clube, existe uma associação beneficente que movimenta muitas pessoas. Por ser uma rua com tráfego constante de veículos, é importante garantir a segurança dos pedestres.

INDICAÇÃO Nº 153/2021 – Itamor Antunes

Providenciar a manutenção do calçamento na Rua Antônio Schuch, no Bairro Bela Vista. Justificativa: Durante procedimento de instalação de hidrômetro, a Casan acabou danificando parte do calçamento daquela via, o que está ocasionando transtornos para os usuários.

INDICAÇÃO Nº 154/2021 – Gelcioni Helena Alves Velho

Assunto: Colocar placa de identificação ao longo da Estrada Municipal Alvin Ceolin, em Mina Nova.

INDICAÇÃO Nº 155/2021 – Ronaldo da Silva

Assunto: Elaborar um plano de vacinação contra a Covid-19, que venha trazer mais facilidades de acesso à população. Justificativa: o sistema Drive-thru de vacinação empregado atualmente na antiga rodoviária, está ocasionando uma série de transtornos como: problemas no trânsito entre o trevo da ponte José Cavalcanti e a antiga rodoviária; longo tempo de espera na fila de vacinação e dificuldades de deslocamento para quem reside nas comunidades do interior do município. Nossa sugestão é que a Secretaria de Saúde passe a utilizar o “ônibus da saúde” para levar a vacina contra a Covid-19, à pontos estratégicos, diminuindo o fluxo de pessoas na sede do nosso município.

Moções

MOÇÃO Nº 9/2021 – Alexsandro Marchioli; Itamor Antunes; Acione Andrade Izidoro; Ronaldo da Silva

Assunto: Moção de Congratulações aos conselheiros tutelares de Lauro Müller, pelo excelente trabalho que desenvolvem junto da nossa sociedade, especialmente na ação da equipe no caso de abandono de um bebê de três meses, que foi levado ao hospital com hipotermia. A criança teria sido deixada pela mãe com uma vizinha. Porém, passado um dia, a mãe da criança não voltou para buscar sua filha. O caso ganhou repercussão, pois envolveu o Conselho Tutelar, a polícia e os órgãos de saúde do município. É importante registrar o trabalho dos conselheiros, pois se esses abnegados profissionais não tivessem agido rapidamente nesta ocorrência a criança poderia ter sofrido sérias complicações, inclusive, colocando sua vida em risco. O Poder Legislativo de Lauro Müller tem a honra de congratular-se com os conselheiros tutelares, felicitando-os pelo excepcional trabalho que desempenham.

MOÇÃO Nº 10/2021 – Manoel Leandro Filho; Gelcioni Helena Alves Velho; Lindomar Cataneo; Ema Hofmann Benedet; Acione Andrade Izidoro; Alexsandro Marchioli; Itamor Antunes; Ronaldo da Silva; Rodrigo Dias

Assunto: Moção de Pesar ao Senhor Carlos José de Souza e familiares, pelo falecimento de sua esposa a professora Maria Marlene de Souza “Loló”, ocorrido no dia 06 de junho de 2021. Maria Marlene de Souza, “Professora Loló”, como era carinhosamente conhecida, nasceu em 09 de novembro de 1950, na localidade de Farroupilha, município de Lauro Müller. Filha de Teodoro Vargas e Irani da Silva Vargas. Filha de professora, desde jovem, Loló sempre foi apaixonada pela arte de educar. Tanto que seguiu os passos de sua mãe e ingressou para o magistério, lecionando em diversas escolas de Criciúma, Orleans e também na sua terra natal, Lauro Müller. Além de se dedicar a sua profissão de professora, Loló ainda arranjava tempo para fazer voluntariado junto da nossa comunidade. Foi catequista na Paróquia do Imaculado Coração de Maria; segunda secretária na Biblioteca Municipal Joacy Manoel da Silva; e participante ativa da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Na área da educação desenvolveu trabalho de destaque, ocupando o cargo de diretora do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, no período de 2005 a 2012. Casada com Carlos José de Souza, popular “Gaim”, Loló deixa dois filhos e cinco netos, e um legado de trabalho, vida social e de bons exemplos a serem seguidos. A Câmara de Vereadores de Lauro Müller, manifesta suas condolências aos familiares e roga à Deus para que possa trazer conforto, fé e força neste momento de luto.

Notícias Relacionadas

Com a maçã Fuji, Santa Catarina conquista sua sexta Indicação Geográfica

A maçã Fuji produzida na região de São Joaquim destaca-se por suas características únicas de cor, formato e sabor

Governo incentiva cerca de R$ 113 milhões em investimentos privados e 160 empregos no Estado

Coordenado pela SDE, o Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense concede incentivo do pequeno ao grande investimento, para implantação ou expansão de empreendimentos industriais que vierem produzir e gerar emprego e renda no Estado

Santa Catarina adere a Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

Lançado em maio, o Programa é uma iniciativa da Ação da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro e tem o apoio do Tribunal de Contas da União e da Controladoria-Geral da União

Prefeitura de Criciúma realiza primeira capacitação do NPP

Ao todo, serão 60 horas de curso