Educação

Drogas

Foto: Divulgação/Internet

Foto: Divulgação/Internet

O ser humano está cada vez mais insatisfeito, mais violento, mais desumano, mais insensível. Aumentam as mortes ocasionadas pelas imprudências  no trânsito, crimes de pedofilia, álcool destruindo vidas e famílias inteiras, o meio ambiente devastado, a corrupção desenfreada e impune, mas agora o que mais vem impressionando  e preocupando a sociedade como um todo é o aumento do consumo de drogas,  presente nas escolas, famílias, nas ruas , independente de classe social, poder econômico, escolaridade, faixa etária. Um grave problema social.

Falar de drogas é  refletir sobre um tema complexo e perverso, que se prolifera assustadoramente. Há pouco tempo o problema parecia-nos distante, mas aos poucos foi ganhando corpo, em função dos avanços dos meios de  comunicação. E hoje o consumo é comum em qualquer lugar do Planeta: do mais evoluído centro urbano ao pequeno e pobre vilarejo a praga está instalada agindo de maneira devastadora.

Muitos são os fatores que contribuem para a propagação do mercado das drogas, mas o que mais incomoda a população brasileira é a falta de leis mais efetivas para coibir a ação dos traficantes, os únicos responsáveis pela devastação da saúde de nossos jovens e crianças. Às vezes temos a impressão que a lei está fazendo “vistas grossas” aos fatos, mas também entendemos que nem sempre é possível fazê-la ser cumprida em função da burocracia inútil que impera país. Contudo, quando estamos meio que desacreditados da justiça em relação a este e tantos outros problemas sociais, acontecem ações que reacendem nossa esperança de ver resolvidas algumas situações, pelo menos em parte.

Convém registrar algumas intervenções pontuais que temos acompanhado em nossa região e entorno trazendo-nos a esperança que a justiça tão sonhada começa acontecer, mesmo que de forma lenta. Este é o momento que a sociedade em geral precisa se unir às autoridades somando forças para erradicação do problema, começando pela raiz: os traficantes, pois são eles que estão matando nossa esperança de um  futuro promissor para nossas crianças e jovens, os responsáveis pela condução das próximas gerações. Pesquisas têm mostrado que os viciados estão morrendo de forma mais rápida do que se imagina, pois os produtos químicos adicionados à mistura vão muito além do que temos conhecimento. Os resultados das análises de drogas que são apreendidas frequentemente pela polícia em qualquer parte do país são assustadores.

Assim, é preciso lembrar que enquanto traficantes enriquecem, preservando suas famílias e aumentando patrimônio, dependentes morrem, famílias são destroçadas, sonhos são abortados, pois o veneno que a droga contém destrói além do corpo,   o psicológico, a autoestima. Inexiste a esperança e sobrepõe-se a miséria humana.