Geral

Duas baleias são vistas no canal da barra de Laguna

Animais foram acompanhados por pesquisadores porque há risco de encalhe. Mamíferos deixaram canal sem problemas.

Foto: Elvis Palma/Divulgação

Duas baleias-francas, uma adulta e outra juvenil, foram vistas nesta terça-feira (21) no canal da barra de Laguna, no Sul do estado. Pesquisadores acompanharam o caminho feito pelos animais, pois no local há risco de encalhe. Os mamíferos deixaram o canal sem problemas.

De acordo com a bióloga Karina Groch, do Projeto Baleia Franca, os animais entraram no canal por volta das 11h. “É possível que sejam mãe e um filhote do ano passado. Às vezes, as mães voltam para que o filhote possa conhecer o caminho e desmamar”, explicou Groch. Moradores também foram ao local para ver os mamíferos.

As baleias deixaram o canal por volta das 13h. Segundo a bióloga, os animais ficaram na parte menos rasa e, portanto, com menos risco de encalhe. “Todos os anos, uma vez por ano alguma baleia entra no canal. Há risco nos locais mais rasos. Elas podem se assustar e encalhar em alguma lagoa. Aconteceu em 2003 e 2014, em que a gente teve que fazer resgate”, disse.

O caso de 2003 foi da baleia chamada Sunset, que retornou em 2017 ao litoral catarinense com um filhote albino. Há 15 anos, o animal entrou no canal dos molhes e ficou preso em um banco de areia na Lagoa Santa Marta. A baleia foi rebocada até o mar 30 horas depois. Segundo os pesquisadores, ela deve ter desmamado e se perdido da mãe.

Com informações do site G1 SC

Notícias Relacionadas

Passeio de jardineira será uma das atrações da Semana Nacional da Baleia Franca em Imbituba

Os passeios são gratuitos, com duração aproximada de 40 minutos. Um guia irá explicar sobre os atrativos turísticos de Imbituba.

Monitoramento aéreo registra 36 baleias-francas no litoral de SC

Baleias-francas antecipam a temporada 2018 de avistagens

Chegada dos mamíferos é mais uma celebração para o Porto de Imbituba, que neste ano completa uma década de monitoramento aéreo e terrestre das baleias-francas.

Sobrevoo registra 21 baleias-francas na região Sul de Santa Catarina

Avistagens ocorreram durante último censo aéreo da temporada 2018 do Programa de Monitoramento de Cetáceos da SCPar Porto de Imbituba.