Segurança

Duas pessoas ficam feridas ao cair no costão do Farol de Santa Marta

Foto: Reprodução Internet

Foto: Reprodução Internet

Duas pessoas ficaram feridas após caírem do costão do Farol de Santa Marta, em Laguna, na tarde deste domingo. Os rapazes estavam na beira do costão e, por causa das fortes ondas, foram derrubados na água.

O mais novo, de 19 anos, conseguiu sair do mar sozinho, voltando pelas pedras. A outra vítima, de 27 anos, foi parar em alto mar e precisou ser resgatada pelo Corpo de Bombeiros de Laguna. Ambos tiveram ferimentos pelo corpo por conta das pedras e mexilhões que existem no local.

Tudo teve início por volta das 15h30min. Enquanto os bombeiros de Laguna se deslocavam, guarda-vidas civis das proximidades do Farol também foram acionados. O soldado Danilo Rebelo, do CB, reside no Farol e foi o primeiro a entrar na água para efetuar o resgate, junto do guarda-vidas civil Bruno Ferreira, que estava trabalhando na Praia do Cardoso, também em Laguna.

Por conta das fortes ondas e forte correnteza, eles não conseguiram concluir o salvamento e também passaram a correr perigo em alto mar. O resgate somente foi possível após a chegada dos bombeiros de Laguna, com auxílio de um jet ski. A vítima e os dois socorristas já estavam a três quilômetros da costa, como informa o 2º sargento Dario Manoel Duarte, que conduziu o jet ski.

"Levamos cerca de 20 minutos para achá-los no mar. Tanto o jovem que caiu como os nossos bombeiros já apresentavam sinais de exaustão e de hipotermia. A vítima também estava com bastante ferimentos pelo corpo por causa da queda. A vida dos três estava em perigo", afirma o sargento.

Foram realizados os procedimentos de atendimento pré-hospitalar ainda na praia e, na sequência, as três pessoas resgatadas foram encaminhadas ao Hospital de Caridade de Laguna. O jovem que conseguiu sair da água antes preferiu ser levado ao hospital por familiares.

Perigo à vista

O 2º sargento Dario alerta para o risco que as pessoas correm ao se aproximarem demais das margens do costão ou quando fazem fotos de costas para a água. "É comum as pessoas irem até lá por causa da vista ou para tirar fotos, mas é preciso ter mais atenção. Evitar ficar de costas para o mar, evitar andar sobre pedras escorregadias e procurar frequentar praias onde há guarda-vidas trabalhando", salienta.

Com informações do Portal Engeplus