Segurança

Duas pessoas morrem afogadas na região

Os dois acidentes ocorreram no Farol de Santa Marta, em Laguna, na tarde de sábado

O verão ainda nem começou e as ocorrências na água já preocupam os guarda-vidas. Neste fim de semana, duas pessoas perderam a vida em Laguna. Ambos os acidentes ocorreram no Farol de Santa Marta.

Foram os primeiros casos do tipo no município nesta temporada. Devido ao feriado prolongado, o movimento nas praias foi intenso em todo o litoral catarinense.

A primeira fatalidade ocorreu por volta das 15h30min de sábado, no costão do Farol. Wilson dos Santos, 61 anos, estava nas pedras, quando foi levado por uma onda. Pessoas que estavam no local chamaram os guarda-vidas, que encontraram o corpo algumas horas depois, no local do acidente.

O segundo caso ocorreu na praia do Cardoso. O morador local João Prudencio, 51, portador da síndrome de down, entrou no mar sozinho e sofreu um infarto em um local onde ainda dava pé, por volta das 18h30min. Quando encontrado, ele já se encontrava sem vida. No momento da ocorrência, a água do mar estava calma.

O sargento do Corpo de Bombeiros Militares de Laguna Sandro Luiz Soares, responsável pela equipe de guarda-vidas do Mar Grosso, orienta os banhistas que evitem entrar na água sozinhos. “Quando há posto de guarda-vidas na praia, os banhistas devem sempre ficar próximos a eles. Mantendo-se sob a visão dos profissionais, civis ou militares. A chance de acontecerem acidentes diminui muito”, alerta.

Sobre andar e ficar nas áreas com pedras, o sargento Soares adverte que os cuidados devem ser dobrados, já que o mar é traiçoeiro, ondas podem atingir a beira e o limo facilita que fiquem escorregadias. “O ideal é não se aproximar. Algumas pessoas gostam de tirar fotos, mas não percebem o risco que correm. Na menor das hipóteses, uma queda pode causar uma fratura ou uma lesão mais grave”, avisa.

Notisul