Trânsito

Duplicação total da BR-101 no trecho Sul de SC chega ao estágio final

A ponte sobre o rio Tubarão, nas proximidades do túnel, deve ser entregue em maio.

Construir pontes, túneis, rodovias. Ligar um município ao outro, aproximar culturas, povos, sociedades. O Brasil tem uma das mais extensas malhas viárias do mundo. A tão aguardada duplicação total da BR-101 no estado, a principal via em Santa Catarina, parece estar realmente próxima do fim.

Os responsáveis por obras tão imponentes vêm muitas vezes de longe, como ocorreu na magnificente Ponte Anita Garibaldi, que liga os municípios de Laguna e o recém-criado Pescaria Brava. Muitos operários desta obra vieram do Nordeste do país.

No mesmo local onde havia a conhecida Ponte Cavalcanti, que foi demolida para dar lugar a uma integralmente nova, no bairro Fábio Silva, em Tubarão, um desses responsáveis em transformar arte em desenvolvimento é o engenheiro civil Fernando Tomé. O profissional não veio de tão longe. É do bairro Nova Brasília, em Imbituba. Tem quatro filhos e esposa. Apesar de a distância ser acessível de forma diária, desde setembro de 2014 mora em uma casa locada na Cidade Azul. “Todas as quartas-feiras e no fim de semana vou ver minha família. Estou há dez anos seguidos trabalhando na duplicação. É uma realização na minha profissão, uma intensa experiência”, destaca.

Antes de Tubarão, Fernando atuou na construção de pontes em Palhoça. Também na 101 em Imbituba e em Araranguá. Trabalhadores como ele são responsáveis em executar uma das maiores obras de engenharia na história do estado, com responsabilidade integral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – Dnit.

O Dnit e o consórcio EnCi, o qual Fernando é contratado, têm como meta a concretagem de mais um vão até o fim deste mês, mantendo a evolução dos trabalhos, a logística da obra e as condições de tempo estáveis. A obra deveria ser entregue em dezembro do ano passado. Depois, o prazo se estendeu para fevereiro último, agora para maio. Falta concretar somente dois vãos. O túnel no Morro do Formigão já está pronto. Com a conclusão de mais esta obra de arte, este trecho da 101 estará praticamente concluído.

A obra

A ponte tem 340,8 metros de comprimento por 12,1 metros de largura. Conforme o site Notisul, terá duas faixas de rolagem, acostamento e guarda rodas (proteções laterais de concreto). A travessia receberá somente o fluxo de veículos no sentido norte. Na duplicação da BR-101 Sul, em Santa Catarina, o Dnit/SC construiu 29 pontes e adequou e reforçou outras 14 estruturas, todas já liberadas para o tráfego. Outras duas pontes estão projetadas para serem construídas dentro das obras complementares, ambas no km 329,9, sobre o Rio Capivari.

[soliloquy id=”176058″]