Geral

Edital Cultura Criciúma: oficina de bordado visa fomentar uma nova fonte de renda

Encontros serão em três fins de semana do mês de fevereiro, das 9h às 12h, no Centro Cultural Jorge Zanatta. As inscrições estão abertas e podem ser feitas de forma online

Divulgação

Linhas, agulhas e tecidos que se transformam em flores, formas, imagens e aonde a criatividade levar. O bordado está se tornando uma nova fonte de renda e para fomentar e incentivar a prática no município, a Fundação Cultural de Criciúma (FCC) receberá uma oficina de bordado por três fins de semana no mês de fevereiro. Ministradas pela proprietária do Jurema Bordados e uma das contempladas no Edital Cultura Criciúma, Fernanda Sabino, as aulas serão no Centro Cultural Jorge Zanatta. Os interessados podem realizar a inscrição, até o dia 4 de fevereiro, por meio do link.

O projeto é intitulado de ‘Transformando linhas: oficinas de bordado em Criciúma’ e os encontros serão divididos em três grupos, um cada fim de semana, com até dez pessoas. Os participantes aprenderão sobre pontos básicos do bordado livre. “Um ponto importante no bordado livre é que ele permite a materialização de diferentes formas, desenhos e texturas, deixando a artista livre para ousar nas temáticas e construir peças diferenciadas. Resgatar as técnicas antigas e repaginá-las com temáticas atuais”, ressaltou a contemplada pelo Edital Cultura Criciúma.

O bordado também pode ser uma segunda ou a fonte principal de renda, como aconteceu com a Fernanda. Segundo ela, o interesse veio em 2018 com pesquisas no Pinterest e Instagram. A vontade ampliou durante o isolamento social, com a compra de cursos online. “Foi uma surpresa, porque eu gostei bastante de fazer os bordados e comecei a receber algumas encomendas, e hoje, estou trabalhando só com isso”, comentou.

“A oficina é para democratizar o bordado, porque é uma prática relaxante e ao mesmo tempo uma expressão de arte e de fácil acesso. Então, as pessoas podem vender e contribuir para uma segunda fonte de renda”, completou. Os encontros estão marcados aos sábados, nos dias 5, 12 e 19 de fevereiro, das 9h às 12h. As peças desenvolvidas pela Fernanda estão disponíveis no Instagram @juremabordados e qualquer dúvida pode entrar em contato pelo WhatsApp (48) 9-9651-8261.

Materiais utilizados durante a oficina

Os alunos receberão um kit, de forma gratuita, para usar durante as aulas, composto por um recorte de tecido medindo 20cm X 20cm, um bastidor para bordar no tamanho de 16 cm, duas agulhas de costura tamanho nº 09, quatro cores de linhas de meada, uma tesoura de arremate e uma apostila. De acordo com a Fernanda, o material impresso contém passo a passo dos pontos ensinados durante as oficinas.

Edital Cultura Criciúma 2021

A oficina foi um dos 30 projetos aprovados pelo Edital Cultura Criciúma 2021. “Esta iniciativa tem uma característica particular, o bordado é algo tradicional dentro da área do artesanato, porém a artista traz um novo olhar sobre esse gênero artístico, um olhar de transformação para algo já conhecido. A expectativa da artista é usar este trabalho como um desdobramento para vários outros, sendo um exemplo de como o Edital Cultura pode ser usado como o primeiro passo para muitos profissionais”, frisou o diretor de cultura da FCC, Clairton Rosado.

A iniciativa contempla os projetos com valores de R$ 4.460,00 cada, somando um total de R$133.800,00. O valor é proveniente do Fundo Municipal de Cultura e abrange as áreas de artes visuais, audiovisual, cultura digital e popular, Hip Hop, dança, literatura, música, patrimônio e teatro.

Notícias Relacionadas

Empresário é morto por diversos disparos de tiros em Forquilhinha

A vítima foi atingida nas Pernas, costas e no pescoço

Cidades de SC entram em situação de emergência por conta de desastres naturais; saiba quais

A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência de mias 12 municípios, em outros Estados do Brasil

Polícia Civil com apoio da Polícia Militar recapturam foragido

O capturado é suspeito de um furto em uma farmácia na cidade de Morro da Fumaça

Presidente da Coorsel Ivanir Vitorassi é homenageado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina

A liderança cooperativista, que também é conselheiro do Sescoop/SC, teve sua atuação em prol do setor reconhecida junto a outras 23 personalidades do estado.