Política

Eleição suplementar terá seis candidatos a prefeitura de Criciúma

Nomes foram homologados nas convenções dos partidos de sexta até domingo

Foi dada a largada oficialmente para as eleições a prefeito e vice-prefeito que ocorrerão no dia 3 de março. O novo pleito vai acontecer nos municípios onde houve a nulidade da votação nas Eleições 2012. Nesses municípios, os candidatos vencedores obtiveram mais de 50% dos votos válidos e tiveram seus registros indeferidos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Neste domingo, depois de muitas especulações, foram definidos os candidatos que vão concorrer à prefeitura de Criciúma. Ao todo, seis chapas concorrem à prefeitura criciumense.

Entre os candidatos estão – por ordem alfabética: Américo Faria (DEM) prefeito e Everson Zico (DEM) vice-prefeito, em chapa pura. Cintia dos Santos (PSTU) prefeita e Jonas Orbem (PSTU) vice-prefeito, também com chapa pura. Márcio Búrigo (PP) prefeito e Verceli Coral (PSDB) vice-prefeito. Rodrigo Maciel (PCB) prefeito e Ana Soccas (PCB) vice-prefeita, em chapa pura, e Ronaldo Benedet (PMDB) prefeito e Douglas Mattos (PCdoB) vice-prefeito.

De acordo com o site Engeplus, os candidatos de esquerda vão manter as mesmas coligações. Odelondes de Souza não participa deste pleito. Em nota, o Psol comunicou que "a sociedade não consegue diferenciar uma alternativa de governo de esquerda e socialista, por isso preferiram não entrar na briga nestas eleições". Além dos candidatos divulgados neste domingo, na última sexta-feira, os candidatos do PT anunciaram que também vão concorrer às eleições, são eles: Fábio Brezola (PT) prefeito e Arnoldo Mattos (PT) vice-prefeito, também em chapa pura.

Américo Faria (DEM) e Everson Zico (DEM) – Definidos na noite deste domingo, o DEM vai para as eleições de 2013 com chapa pura. As indefinições aconteceram até o último dia, mas segundo o candidato a vice-prefeito, Everson Zico, a decisão foi unânime entre o partido para a escolha dos candidatos. “Nossa ideia nesta campanha é mostrar uma cidade melhor, com uma maior transparência”, frisa. “Uma campanha diferenciada agregando valores e pessoas”, completa Zico. Nesta semana, a chapa já se reúne para tomar as decisões e definir as linhas para a campanha.

Cintia dos Santos (PSTU) e Jonas Orbem (PSTU) – O partido entra mais uma vez na briga pela prefeitura de Criciúma. O PSTU vai para as eleições de 2013 com os mesmos candidatos e defendendo os mesmos pontos de 2012. De acordo com o candidato a vice-prefeito, Jonas Orbem, a campanha será feita para os trabalhadores. “Vamos bater na mesma tecla, trazendo uma proposta diferenciada”, adianta. Conforme Jonas, a luta contra o machismo, a homofobia, ao racismo ou qualquer outro tipo de repressão será novamente defendido pela chapa. “Será uma campanha para o social”, completa.

Fábio Brezola (PT) e Arnoldo Mattos (PT) – A candidatura pura do partido foi revelada na última sexta-feira. Através de sua assessoria da imprensa, o candidato a prefeito, Fábio Brezola, destacou que o mesmo partido que melhorou o Brasil vai fazer de Criciúma uma cidade ainda melhor. O candidato à vice ainda falou de necessidade de mudança e que as pessoas éticas podem participar da política e fazer diferente.

Márcio Búrigo (PP) e Verceli Coral (PSDB) – A definição aconteceu na tarde deste domingo. Por volta das 18 horas foi anunciado Verceli Coral (PSDB) como vice-prefeito na chapa com Márcio Búrigo (PP). Conforme o presidente do PSDB, Márcio Zaccaron, a votação foi realizada entre os membros do diretório do partido que somam 45 integrantes, mas oito delegados representantes do Estado, sendo que três não estavam presentes na convenção. “Dos 50 votantes, 38 votaram no Verceli Coral e 12 no Giovani Dagostim, outro membro do partido que poderia compor a chapa junto com Márcio”, ressalta.

Rodrigo Maciel (PCB) e Ana Soccas (PCB) – Outro partido de esquerda que volta a disputar as eleições do dia 3 de março é o PCB. A definição saiu hoje e os candidatos vão para o novo pleito defendendo as mesmas ideias. “Vamos manter a mesma linha socialista, defendendo as classes menos favorecidas”, ressalta. O partido ainda vai realizar reuniões para a definição e as estratégias de campanha durante esta semana.

Ronaldo Benedet (PMDB) e Douglas Mattos (PCdoB) – Foi definida no início da noite desse sábado a coligação composta por Ronaldo Benedet e Douglas Mattos. Conforme Douglas Mattos (PCdoB), foram três dias de intensas reuniões para que o partido decidisse os rumos destas eleições. “Agora está fechado, vou sair junto com Ronaldo Benedet de candidato”, afirma. O candidato a vice-prefeito já adianta o que será defendido na campanha. “Vamos defender a ética na prefeitura de Criciúma, assim como a transparência”. Amanhã às 9 horas, a coligação se reúne para tomar as primeiras medidas da campanha.