Política

Eleições 2018: Veja quais documentos levar às urnas neste domingo e como baixar o aplicativo e-Título

O eleitor que fez o cadastramento biométrico pode baixar o aplicativo e-Título e não precisa levar documento oficial de identificação no dia da votação.

Foto: Divulgação

Em Santa Catarina, mais de 5 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo (28) para escolher os próximos governador do estado e presidente da República. Conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), a identificação de cada um será, na maior parte, por meio das digitais.

No estado, 3.216.364 eleitores foram cadastrados biometricamente na Justiça Eleitoral, o que representa 63,44% do eleitorado.

O eleitor que fez o cadastramento biométrico pode baixar o aplicativo e-Título e não precisa levar documento oficial de identificação no dia da votação: o documento digital já traz a imagem do eleitor para identificá-lo.

Os que não fizeram o cadastramento biométrico também podem usar o e-Título, mas vão precisar levar documento de identificação com foto para votar. São válidos como documentos: a carteira de identidade; passaporte; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação e certificado de reservista.

Caso o eleitor tenha feito o cadastramento biométrico e não queira levar o título impresso ou baixar o e-Título, basta apresentar um documento de identificação com foto.

e-Título

O aplicativo e-Título, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, está disponível nas lojas virtuais Google Play e App Store. Ao inserir no aplicativo o número do seu título eleitoral, seu nome, o nome da mãe e do pai e a data de nascimento, o e-Título será validado e liberado.

Quando acessado pela primeira vez, o documento será gravado localmente e ficará disponível ao eleitor.

Com informações do G1SC

Notícias Relacionadas

Coronavírus em SC: Governador planeja retomada gradativa da atividade econômica e projeta 713 novos leitos de UTI

O objetivo é adequar as medidas de isolamento à necessidade dos catarinenses com segurança.

Em Laguna, governador autoriza emissário terrestre para a praia do Mar Grosso e libera recursos para hospital

A projeção da Casan é que o empreendimento fique pronto em janeiro de 2020. O emissário é uma rede de 2.718 metros de extensão e diâmetro de 315 milímetros, com tubos de polietileno.

Coronavírus em SC: Governador lista doações recebidas e agradece generosidade dos catarinenses em meio à pandemia

As doações incluem itens de higiene e equipamentos de proteção individual (EPIs) para os profissionais que atuam na linha de frente no combate à Covid-19.

Governador encaminha projeto de lei que institui data para homenagear bombeiros militares veteranos

A escolha da data comemorativa faz referência ao aniversário do coronel BM Milton Antônio Lazzaris, comandante-geral de honra da corporação, para representar todos os bombeiros militares.