Geral

Em Cocal do Sul, choveu em 24h o previsto para todo o mês de agosto

Desde ontem, choveu 127mm, que era a média histórica mensal; previsão é que a chuva alivie nas próximas horas

Foto: Divulgação

Desde a terça-feira (9), o município de Cocal do Sul, assim como toda a região, tem sofrido com as fortes chuvas. Desde o início da manhã de hoje, as equipes da Defesa Civil e Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Rural estão percorrendo por toda a cidade para verificar os pontos mais críticos. Todos os rios estão com o nível acima do limite.

Até o momento, há o registro de uma rua alagada, a Fernando Savi, no bairro Guanabara e parte da estrada geral da Linha Ferreira Pontes teve de ser interditada devido à queda de barreira. Por isso, a orientação é de que as pessoas evitem passar pela Linha Ferreira Pontes e tentem o acesso pelo anel viário para seguir em direção a Siderópolis.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Vanderlei Figueiredo, nos bairros onde era comum haver ruas alagadas em situações como essa, dessa vez nenhuma delas teve registro de acúmulo de água. Porém, os riscos são maiores para os moradores que estão próximos às encostas dos rios.

Segundo o meteorologista Márcio Sônego, nas últimas 24h choveu em Cocal do Sul 127mm, sendo que esta é a média histórica mensal, ou seja, a chuva prevista para todo o mês choveu em apenas um dia. A previsão é de que chova mais 30mm até às 17h desta quarta-feira (10). No entanto, a partir do meio dia a chuva deve aliviar. “A previsão é de bom tempo depois das 9h da manhã desta quinta-feira e segue bom até segunda de manhã”, ressalta.

Sônego lembra que começou a chover no sábado à noite, portanto o solo já estava encharcado e a chuva de ontem e hoje contribuiu para que a situação se agravasse. Desde sábado, já choveu 177mm, podendo chegar aos 200mm neste evento de chuva de sábado a quarta-feira.

“Não houve registro de nenhuma ocorrência grave, estamos monitorando todos os pontos da cidade, principalmente nas proximidades dos rios, que estão com os níveis elevados; fizemos um trabalho preventivo e por isso não encontramos ruas alagadas em bairros como Jardim Elizabeth e Jardim Itália, que antes sofriam com alagamentos”, declara o técnico da Defesa Civil, Gustavo Périco.

Parte do muro da Escola de Ensino Fundamental Demétrio Bettiol caiu devido à chuva intensa. A Defesa Civil já está providenciando para colocar no local um muro de contenção. Em caso de emergências, as pessoas podem ligar para o número (48) 98834-9105.

Notícias Relacionadas

Heriberto Hülse não receberá Inter e Belgrano, mas pode receber Inter e Delfin

Saída de pista e colisão com poste causa morte de motorista em rodovia de SC

Motorista tinha 25 anos; não havia outras pessoas no carro

Inmet emite alerta de ‘perigo potencial’ para tempestade em SC

Comunicado se estende para sudoeste do Paraná e o Norte do Rio Grande do Sul.

Maio Amarelo: Telefone celular é o principal incômodo de motoristas em rodovias, revela pesquisa do Grupo CCR

Segunda edição do ranking de fatores que geram maior irritação nas estradas ouviu 25 mil pessoas em cinco estados brasileiros