Geral

Em estado de greve, IGP irá paralisar atividades por uma hora nesta terça-feira

O objetivo é chamar a atenção das autoridades para as atuais condições de trabalho

Foto: Arquivo/Clicatribuna

Foto: Arquivo/Clicatribuna

O Instituto Geral de Perícias (IGP) de Santa Catarina está em estado de greve. Nesta terça-feira haverá uma mobilização dos peritos em todo o estado. Eles irão parar as atividades durante uma hora, das 15h às 16h. O objetivo é chamar a atenção das autoridades para as atuais condições de trabalho.

“Queremos melhores condições de trabalho. Não queremos aumento, mas equiparação perante outros órgãos da Secretaria de Segurança pública estadual. Além disso, deveríamos trabalhar com colete balístico porque ficamos expostos aos mesmos riscos que os policiais quando acontece algum crime, como o ataque aos ônibus, por exemplo”, ressalta o perito criminal, Northon Santos Machado.

O IGP de Criciúma atende toda a região da Amrec. Segundo Machado, apesar da paralisação, os serviços essenciais serão mantidos em caso de emergência. “Queremos melhorias, mas somos responsáveis. Se algo acontecer durante a paralisação, a equipe será deslocada”, afirmou o perito à reportagem do Clicatribuna.

O IGP de Santa Catarina administra quatro órgãos, o Instituto de Criminalística (IC), o Instituto de Identificação (II), o Instituto Médico-Legal (IML) e o Instituto de Análises Laboratoriais (IAL), que é onde são feitos os exames de corpo de delito. De acordo com Northon, o impacto maior será no setor de identidade. “É onde são feitas as carteiras de identidade e também é o setor mais movimentado, por isso causará maior impacto na população”, salienta o perito criminal.