Geral

Em Içara, 40 animais já foram castrados

Com uma cota mensal de castração para aproximadamente 100 animais por mês a administração municipal de Içara em parceira com a FEBAVE já garantiu a esterilização de 40 animais (cães e gatos) em apenas duas semanas de implantação do projeto. O procedimento é feito pela equipe do curso de Medicina Veterinária da Unibave, na cidade de Orleans, para onde ‘bichinhos’ são levados semanalmente por equipe da prefeitura.

O projeto de controle de zoonose atende neste primeiro momento os animais cadastrados na ONG ‘Amigo Bixo’ e depois a equipe da secretária de Saúde, por meio das unidades de saúde e Vigilância Sanitária, alunos da universidade e membros da ONG farão cadastramento no Loteamento Antonio Lima, o que deve acontecer no final deste mês, e em seguida no bairro Nossa Senhora de Fátima; seguindo cronograma em outros bairros. Depois de cadastrados leva em média 15 dias para serem encaminhados à castração.

O coordenador da Vigilância Sanitária de Içara, Clair da Silva, avalia como positivos os números já alcançados. “Em apensa duas semanas já conseguimos levar para a castração 40 animais. Estamos efetivando um projeto de fundamental importância para a sociedade por conter o avanço da população canina e felina e ainda evitando a proliferação de doenças causadas pelos mesmos”, assinalou explicando que o serviço compreende captura e castração; e que após o prazo de observação de sete dias os bichinhos serão levados à ONG onde ficarão por até 60 dias para adoção, “voltando após este período ao local onde foram capturados, mas sem procriar”.

Cada animal submetido à castração também está sendo microchipado para identificação e melhor controle, e recebendo vacinas.

Colaboração: Alexandra Cavaler