Geral

Em torno de 10 mil assinaturas são entregues

Em torno de 10 mil assinaturas. Esse foi o resultado da grande mobilização realizada pela Câmara de Vereadores, em parceria com diversas entidades. A entrega foi realizada na tarde de ontem (7) ao deputado José Milton Scheffer, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde. Além dos vereadores, também estavam presentes, representantes dos Legislativos de Forquilhinha, Siderópolis e Urussanga. Ao todo, com as já colhidas no mês de março, o número chega a 13.200 mil assinaturas.

O presidente da Regional Médica Zona Carbonífera, Ricardo Martins, salientou que a luta é importante e fundamental. “Essa luta não só é importante pelas assinaturas colhidas, mas, principalmente, pela conscientização da população, já que muita gente não conhecia as dificuldades enfrentadas pelos hospitais”, disse, durante o ato de entrega.

Já o coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde, Altamiro Bitencourt, salientou que após o movimento em prol da saúde, com certeza o dia de amanhã será melhor. O presidente da Câmara de Vereadores de Forquilinha, Dimas Kammer, salientou que o Município entregou 866 assinaturas, dando a sua contribuição. “Acredito que esse projeto vai ser a grande salvação da saúde”, disse.

A secretária do Sistema da Saúde, Geovânia de Sá, lembrou dos trabalhos dos agentes de saúde e que a secretaria colheu 2.479. “Essa é uma bandeira muito importante. Só quem trabalha na área da saúde sabe como é difícil realizar os atendimentos”, enfatizou. Geovânia lembrou que Governo Federal repassa 4%, e Criciúma investe aproximadamente 30% da arrecadação na saúde.

O presidente do Legislativo, Itamar da Silva, relatou que poucas Câmaras de Santa Catarina tiveram uma participação grande, como foi a de Criciúma. “Muitas bandeiras já foram levantadas pelo Legislativo. São bandeiras importantes e fundamentais para o desenvolvimento não só de Criciúma, mas para a região”.

O presidente lembrou ainda que o reitor Gildo Volpato, já se comprometeu e vai mobilizar a Unesc para a coleta de assinaturas. O prefeito Márcio Búrigo, que é Bioquímico, salientou as dificuldades do profissional da área da saúde. “Nós, prefeitos, estamos tendo dificuldades em contratar médicos, por causa da concorrência da rede privada. Esse projeto se origina no povo e vai em direção ao Congresso Nacional. Estamos pedindo que nos devolvam o que nos tiram através dos impostos”, reforçou.

Deputado diz que Câmara serviu de exemplo

O deputado José Milton Scheffer, falou que, além das assinaturas, está levando o bom exemplo do Legislativo Criciumense e região que deixaram as bandeiras partidárias de lado para lutar na mesma causa: a saúde.

Segundo ele, as assinaturas serão auditadas e a coleta vai até o final de junho. Ele destacou ainda que a meta do Estado era atingir 60 mil assinaturas, número que já foi, inclusive, ultrapassado. No outro movimento realizado pelo Legislativo mais de 3,2 mil assinaturas foram colhidas, ou seja. O total de assinaturas chega a 13,200 mil.

O abaixo-assinado do Projeto de Lei de iniciativa popular tem o objetivo de assegurar o repasse integral de 10% das receitas correntes brutas da União para a Saúde Pública.

Também estiveram engajados na ação a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde, a classe médica, por meio do sindicato e a regional de saúde, o Governo Municipal, por meio das secretarias de Educação e Saúde, além da Afasc, igrejas, bairros, através da União das Associações de Bairros de Criciúma (UABC), ONGs, Unesc, Gerência de Educação de Criciúma (Gered), ACIC, CDL e demais entidades.

Daniela Savi/Imprensa Câmara de Vereadores de Criciúma