Clima

Em uma semana, 41 municípios de SC registram danos por mau tempo

Foto: Defesa Civil/Divulgação/G1 SC

Foto: Defesa Civil/Divulgação/G1 SC

Com o granizo e ventos fortes registrados no estado na tarde desta quinta-feira (15), subiu para 41 o número de municípios que tiveram algum dano causado pelo mau tempo. Desde o dia 8 de outubro, chuvas, granizo, temporais e vendavais atingem Santa Catarina.

Pelo relatório divulgado pela Defesa Civil às 21h desta quinta, 7.677 pessoas foram afetadas. Dessas, 622 estavam desalojadas e 316, desabrigadas. Foram 1.619 casas e sete instalações públicas danificadas.

Entrou para a lista nesta quinta Doutor Pedrinho, no Vale do Itajaí, que registrou granizo e ventos fortes. Um total de 20 casas foram destelhadas e 80 foram afetados.

Também no Vale do Itajaí, uma creche de Ilhota teve o forro danificado por um vendaval. O mesmo fenômeno atingiu Concórdia, no Oeste, que registrou 30 casas atingidas e 120 pessoas foram afetadas.

Por enquanto, Lebon Régis, também no Oeste, foi o único município a decretar situação de emergência. Lá, também foi registrada a única morte relacionada ao mau tempo, um homem que morreu depois de ser atingido por um raio no dia 8 de outubro.

Porto fechado

Com restrições para ingresso de navios desde sexta-feira (9), o Porto de Itajaí fechou totalmente nesta quarta-feira (14). O rio Itajaí-Açú baixou 1,20m, nesta quinta, segundo a praticagem do porto. Às 6h, o nível do rio, era de 6,13m.

De acordo com a praticagem, o porto deve permanecer fechado por tempo indeterminado. Os prejuízos chegam ao R$ 4 milhões ao dia.

Previsão

Para a sexta (16), a previsão é que a chuva se mantenha, principalmente da Serra ao litoral. Segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições meteorológicas no estado, isso ocorre por causa de uma frente fria que passa pelo estado.

Deve chover entre 50 mm e 60 mm na Serra, no Norte e no Vale do Itajaí. Nas demais regiões, entre 20 mm e 30 mm.

Recomendações da Defesa Civil

Em casos de tempestades com raios, vento e granizo, a Defesa Civil orienta a não transitar em locais abertos, próximos a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados.

Se houver granizo, é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, como banheiros das casas. É recomendável fechar janelas e portas e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone quando há raios.

Para alagamentos, a recomendação é evitar contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Também não se deve andar em pontes já atingidas pela inundação e cuidar com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a casas, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes, o que indica possibilidade de deslizamento. Nesse caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Com informações do site G1 SC