Geral

Empréstimo a aposentados terá juro do consignado reduzido a 1,7% ao mês

O novo teto é 0,44 ponto percentual menor que o antigo limite, de 2,14% ao mês, nível que vigorava desde o ano passado

Foto: Diulgação

Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pagarão menos nas futuras operações de crédito consignado. Por 12 votos a 3, o CNPS (Conselho Nacional da Previdência Social) aprovou nesta segunda-feira (13) o novo limite de juros de 1,7% ao mês para essas operações.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

O novo teto é 0,44 ponto percentual menor que o antigo limite, de 2,14% ao mês, nível que vigorava desde o ano passado. O teto dos juros para o cartão de crédito consignado caiu de 3,06% para 2,62% ao mês. Propostas pelo próprio governo, as medidas entram em vigor assim que a instrução normativa for publicada no Diário Oficial da União.

Segundo o Ministério da Previdência Social, a diminuição beneficiará cerca de 8 milhões de cidadãos com empréstimos descontados diretamente na folha de pagamento. Desse total, cerca de 1,8 milhão de beneficiários chegaram ao limite máximo de desconto de 45% da aposentadoria ou pensão.

No encontro desta segunda-feira (13), o ministro da Previdência, Carlos Lupi, anunciou a intenção de discutir o percentual de margem de desconto na folha na próxima reunião do CNPS, em 27 de abril. Lupi classificou as atuais taxas como “abusivas” e que punem pessoas vulneráveis. De acordo com o presidente do INSS, Glauco Wamburg, a média de renda dos aposentados e pensionistas que utilizam o crédito consignado está em R$ 1,7 mil.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

O CNPS também aprovou, na reunião desta segunda, a formação de uma comissão de trabalho para analisar o sistema de cartão de crédito consignado para os beneficiários do INSS, com a mesma proporcionalidade conselho e que dever concluir a análise em 60 dias. Também foi aprovada uma comissão para discutir a composição e a competência do colegiado em até 90 dias.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Aposentados começam a receber este mês 1ª parcela do décimo terceiro

Aposentados e pensionistas receberão 50% do valor do benefício. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro de 2018.

Dois milhões de aposentados e pensionistas do INSS podem ter o pagamento bloqueado a partir desta segunda

Bloqueio será feito para quem ainda não realizou a prova de vida.

Aposentados e pensionistas do INSS têm até fevereiro para comprovar vida

Quem não puder comparecer à agência bancária por motivo de doença ou dificuldade de locomoção pode eleger uma pessoa junto ao INSS.

Prova de vida de servidores aposentados é suspensa até 31 de outubro

Quem teve benefício suspenso pode pedir para restabelecer pagamento