Geral

Encontro estadual reúne cerca de 40 bancários

O 1º Encontro Estadual dos Bancários reuniu cerca de 40 trabalhadores em Criciúma nesse sábado (15). Participaram do evento, organizado pela União dos Sindicatos Independentes –Unisind-CUT, bancários de bancos públicos e privados de Araranguá, Videira e Criciúma.

Nos temas debatidos o presidente da CUT estadual, Neldi Giachini, falou sobre a situação dos trabalhadores das cooperativas de crédito e a conjuntura nacional com a possível  ameaça de inflação e dificuldades para negociação.

Já o representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (contraf-CUT), Ademir Wederkehr,  expos os cinco grandes temas que deverão nortear a campanha nacional desse ano: emprego, remuneração, condições de trabalho, saúde e segurança e reestruturação produtiva dos bancos.

O sindicalista destacou a preocupação com o projeto sobre terceirização que tramita no congresso. Os trabalhadores ainda aprovaram as propostas da região retiradas a partir de uma pesquisa junto à categoria entre elas: a remuneração com INPC e mais 5%, PLR, saúde e melhores condições de trabalho e segurança bancária e votaram três delegados para participarem da Conferência Nacional dos Bancários que acontece em julho em São Paulo.

Colaboração: Maristela Benedet

[soliloquy id=”30372″]