Geral

Entre Jaguaruna e Arroio do Silva, dois pontos estão impróprios para banho

Foto: Divulgação / Clicatribuna

Foto: Divulgação / Clicatribuna

As condições impróprias para banho de mar constatadas em Florianópolis têm deixado os banhistas catarinenses em alerta. Chamando a atenção nas mídias está a praia de Canasvieiras, localizada no norte da ilha, apresentando seis pontos impróprios para banho devido à grande quantidade de coliformes fecais na água. De acordo com o terceiro e último relatório da Fundação Meio Ambiente de Santa Catarina – Fatma, divulgado no dia de ontem, 74 dos 137 pontos analisados no Estado não estão próprios para banho. Mas, na região Sul, as condições encontram-se melhores do que em relação ao começo deste veraneio.

Entre Jaguaruna e Arroio do Silva, a Fatma apontou apenas dois pontos impróprios, quando no começo de dezembro eram seis. Entre os oito pontos verificados no Balneário Rincão, em apenas um foi encontrado irregularidade. No primeiro relatório, eram duas áreas. O município de Araranguá, que no começo do veraneio encontrava-se imprópria para banhos, já está hábil para receber os banhistas. Já em Jaguaruna, nenhuma área imprópria foi apontada, bem como toda região que compete à Imbituba. Três pontos foram analisados, incluindo da Praia e Lagoa do Arroio Corrente e Camacho. No Balneário Arroio do Silva, dos quatro pontos trazidos, apenas o da Avenida Mondardo apresenta alterações. Mesmo assim, esta é uma área que preocupa, uma vez os dois últimos relatórios apontaram irregularidade.

Em entrevista para o programa Ponto a Ponto, da Rádio Som Maior, o prefeito Evandro Scaini ressalvou que o município permanece fiscalizando as residências para que o esgoto não seja despejado de forma indevida, acabando em contato com o oceano.“Fizemos uma intimação para resolver o problema, onde os moradores foram notificados para executar um projeto para lacrar as ligações clandestinas. Já contamos com 300 ligações bloqueadas”, afirma o prefeito. No entanto, Scaini alega que este é um problema que necessita de maior conscientização por parte da população, e não apenas interferência do Poder Público. “A busca por fiscalização é constante. As pessoas acabam não resolvendo um problema pessoal e isso se torna um problema geral, que pode os atingir quando forem utilizar a praia e o mar”, diz.

Confira abaixo os pontos próprios e impróprios:

Araranguá
Praia do Morro dos Conventos: Própria

Balneário Arroio do Silva
100 metros ao norte do arroio: Própria
100 metros ao sul do arroio: Própria
Foz do Arroio na Av. Mongardo: Imprópria
Avenida Florianópolis: Própria

Balneário Rincão
Lagoa do Faxinal: Própria
Lagoa dos Esteves: Própria
Lagoa dos Freitas: Própria
Praia do Rincão na Rua Paraná: Própria
Arroio da Praia do Rincão: Própria
Rua Castro Alves: Própria
Rua Manoel José Magé: Própria
100 metros ao norte do arroio: Imprópria

Jaguaruna
Canal do Camacho: Própria
Lagoa do Arroio Corrente: Própria
Praia do Arroio Corrente: Própria

Com informações do site Clicatribuna